terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CÂNCER DE PELE - MAIOR PERIGO PARA ATLETAS

O sol em excesso predispõe ao câncer de pele e atletas com treinos em modalidades outdoors têm maior chance de desenvolver esse tipo de tumor em áreas expostas 

Por Drª Luciana Cattini www.lucianacattini.com.br

foto: christian Kittler - ativo.com
Além do envelhecimento precoce, o sol em excesso predispõe ao câncer de pele, que é um tumor de alta incidência no Brasil. Segundo as estimativas do INCA 53.410 casos novos de câncer de pele em homens e 60.000 casos em mulheres foram diagnosticados em 2010, sendo o câncer mais frequente e com alta taxa de cura se diagnosticado precocemente.
Um tumor de pele é causado pelo crescimento desordenado e anormal de células das camadas da pele. As células anormais podem ser da epiderme ou derme originando os carcinomas (carcinoma basocelular ou espinocelular). Quando a origem são os melanócitos (células que produzem a melanina), teremos o Melanoma maligno que é um tumor agressivo e que pode passar para outros órgãos.
Os carcinomas são tumores mais comuns e estão diretamente relacionados á intensidade da exposição solar ao longo da vida e ao tipo de pele. Os atletas com treinos intensos em modalidades outdoors possuem maior chance de desenvolver esse tipo de tumor em áreas fotoexpostas como face, pescoço, dorso, orelha, lábio inferior e mãos. Além disso, os atletas de pele clara, olhos claros e com tendência a formar sardas e pintas também apresentam mais riscos.
Os carcinomas geralmente começam como uma pápula (bolinha) vermelha ou uma ferida que não cicatriza e sangra facilmente. Apresentam crescimento lento e gradativo e se detectados precocemente são retirados por cirurgia promovendo a cura.
O melanoma, embora seja menos comum, é o mais agressivo e perigoso. Pode ser originado a partir de uma pinta já existente ou de uma pinta nova que surgiu.
Em geral é uma lesão enegrecida, com bordas bem irregulares, mais de uma cor na mesma pinta e que apresenta-se em crescimento.
As pessoas com história familiar de melanoma ou com história de queimaduras intensas com formação de bolhas durante a infância são os mais predispostos a desenvolver este tipo de tumor.
O tratamento vai depender da gravidade do caso.
O importante para prevenir estes tumores em corredores e maratonistas é a proteção solar através de bloqueadores solares, bonés com proteção solar, cápsulas via oral para proteção solar e evitar os treinos entre 10h e 15h nos meses de verão.
Lembre-se que os danos solares ocorrem a cada exposição, desde a infância, apresentando efeitos cumulativos e danos na célula cutânea.
Antes do banho, aproveite para fazer um autoexame e atenção para feridas persistentes, pintas e sinais irregulares ou bolinhas vermelhas semelhantes á espinhas que permanecem por muitos meses.
Para aquelas pessoas com muitas pintas, o exame dermatológico semestral e mapeamento corporal com dermatoscopia anual são imprescindíveis.



Colunista:
Drª Luciana Cattini, que assina este artigo é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês. Site: www.lucianacattini.com.br.
Fonte: http://www.ativo.com/Canais/Pages/Cancerdepelemaiorperigoparaatletas.aspx

NESTE CARNAVAL VNHA PEDAL COM OS AMIGOS DO PEDAL

FRASE DO DIA
O caderno em branco chama-se tempo.
E nós somos autores de todos os capítulos que se desenrolam por fatos vividos, no livro da Eternidade.

                                                                                                                                                                               
                                                                                                                                                                      Chico Xavier
 
Por: Geovane Bezerra
 

4 comentários:

  1. Wilson Campos - COHAB I BJ5 de fevereiro de 2013 às 17:55

    Reconheço que é importante cuidar da proteção da nossa pele, mas é muito difícil lembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal7 de fevereiro de 2013 às 17:25

      Sei que os afazeres do dia a dia acabam por fazer com que nos descuidemos do nosso corpo, mas a cada dia cresce o número de pessoas portadoras de câncer de pele e por isso mesmo temos de arrumas um tempinho para nos proteger de alguma maneira ou poderemos ser os próximos. Um abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. É isso ai Geovane, temos que nos proteger. Fica a dica, independente de ser atleta ou não faça sempre uso do protetor solar. Eu mesmo criei o costume de usar diariamente e nos dias de pedal dou uma reforçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal7 de fevereiro de 2013 às 17:28

      É isso ai Amaro, é preciso realmente tomar todo o cuidado com a nossa pele pois passamos boa parte do osso dia expostos aos Raios UV. Além disto é bom lembrar que neste período de temperaturas altas é necessário se aumentar o consumo de água.

      Excluir