sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA COM A NUTRICIONISTA CRISTINA PEREIRA

Para ajudar os nossos ciclistas a melhorar a sua alimentação procuramos a nutricionista Cristina Pereira que no último dia 19/02/13 gentilmente nos concedeu a entrevista que será transcrevida abaixo. Leia com atenção porque nesta entrevista vocês terão a oportunidade de tirar várias dúvidas sobre o modo correto de se alimentar e sobre quais tipos de alimentos devem ser consumidos e evitados.

Maria Cristina Pereira da Silva
CRN-PE 6287
Graduada em Biologia Pela FABEJA
Graduada e Pós Graduada em Nutrição Pela FAVIP
Responsável Pela UAN do Hospital Santa Fé



1)
Quais são os cuidados básicos que um ciclista deve tomar com relação a sua alimentação?
Cristina: Sendo o ciclismo uma modalidade esportiva faz-se necessário que aqueles que o praticam tenham uma atenção especial com a alimentação, porque tanto nos treinos como em provas a exigência física e nutricional do ciclista é muito grande e muitas vezes este não se alimenta de maneira correta, o que representa um fator de risco. É preciso ficar atento, pois se alimentar d forma inadequada é tão prejudicial a saúde quanto não se alimentar. É importante salientar que as refeições (pré e pós-treino e muitas vezes durante a atividade) dos ciclistas devem ser constituídas em maior proporção por carboidratos, mas é bom se dar uma atenção também ao consumo de alguns alimentos que ajudam na redução dos radicais livres que são gerados no decorrer dos treinos e das provas. (alcachofra, salsa, cereja, frutas cítricas, pimentão vermelho, tomate). Lembrando que quanto maior for a duração do treino o tempo de uma determinada prova, maior é a produção de radicais livres.


2
) É necessário se ter alguma mudança na alimentação em períodos de pré-competição?
Cristina: Sim, porque nestes períodos o principal objetivo deve ser o de armazenar energia nos músculo e para isto é necessário aumentar o consumo de carboidratos, principalmente em torno dos três dias que  antecedem as provas. Deve também tomar certo cuidado com o consumo de alimentos ricos em proteínas (carnes, frango, ovos, queijos, leite, etc.) porque a maior fonte de energia para o ciclista deve vir dos carboidratos. Também é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos e diminuir o consumo de alimentos a base de fibras (verduras e legumes crus, e frutas com casca), pois estas, se usadas em excesso, podem causar desconforto gastrintestinal, antes ou até mesmo durante alguma prova. É bom também caprichar na hidratação, pois ela é fundamental para o desempenho e essencial para a saúde.

3)Alguns ciclistas fazem uso de energéticos durante os treinos. A ingestão de energéticos é recomendada?
Cristina: A ingestão de energéticos deve ser vista com muito cuidado, pois nem todo organismo reage positivamente, sem contar que os energéticos de maneira geral aceleram os batimentos cardíacos e, portanto apresentam risco ao ciclista se ingeridos em demasia ou de maneira incorreta. Portanto o uso de energéticos só deve ser feito com indicação médica após e após o ciclista ter realizado exames laboratoriais. O uso inadequado de energéticos apresenta um sério risco a saúde.

4) Durante os treinos, faz-se necessária a ingestão de alimentos, líquidos ou suplementos?
Cristina: Vai depender do tempo de treino. Se a atividade possuir duração de até 01h00min e intensidade de moderada a baixa, pode-se fazer uso apenas de água, sendo que, a hidratação deve ser feita de forma gradual, algo em torno dos 150 ml a cada 20min.
Nos treinos acima deste tempo o consumo de água é recomendável, porém só a água  não vai mais atender as necessidades do organismo, pois a esta altura o mesmo começa a sentir a queda de alguns nutrientes e é ai que entra em cena os carboidratos na forma de gel e repositores hidroeletrolíticos; também respeitando um intervalo de 20mim. Só lembrando que em atividades intensas do tipo intermitente, na primeira hora de atividades o consumo apenas de água não é suficiente. Neste caso a atividade requer hidratação com bebidas que forneçam carboidratos e sódio, além de outros eletrólitos, mas que devem ser ingeridas com responsabilidade. É necessário lembrar que o ideal é que o uso de suplementos seja recomendado por um profissional capacitado e não por outros colegas de treino que por ventura façam uso destes.
 
5) Dentro dos seus conhecimentos, quais são os alimentos mais indicados para o ciclista na refeição pós-treino e quanto tempo depois do término de cada atividade esta alimentação deve ser feita?
Cristina: Esta é uma boa pergunta. Olha é muito comum e não só no ciclismo, principalmente no ciclismo amador, como também em outras atividades desportivas que após o término dos treinos  o pessoal “caia de boca” usando a linguagem popular  em refeições completamente fora dos padrões indicados, ou seja, comem de tudo, de toda forma e normalmente em grande quantidade, mas isto não é o correto a ser feito.
Na refeição pós-treino é importante dar prioridade aos carboidratos de alto índice glicêmico como pão, batata, macarrão, arroz; associados aos alimentos de fonte proteica, como leite e derivados, ovos, frango, peixes ou outras fontes magras.

6) Quais alimentos devemos comer antes da prática do ciclismo e quanto tempo antes desta atividade deve ser feita esta alimentação?
Cristina: É importante antes da prática do ciclismo, evitar alguns alimentos, tais como: ricos em lipídeos (molhos, biscoitos recheados, manteiga, salgados, maionese, etc.) e proteínas, que permanecem um maior tempo no estômago; os ricos em fibras (frutas com casca, hortaliças cruas, as castanhas, as sementes e os farelos) não são recomendados neste momento, pois podem causar desconforto intestinal e os ricos em cafeína (café, chá preto, chá mate, refrigerantes à base de cola) devido ao seu efeito diurético, podem ocasionar a desidratação. Procurem priorizar os carboidratos de baixo a médio índice glicêmico (biscoito integral, maçã, morango, suco de frutas), pois fornecem energia de forma mais eficiente e gradual, evitando os picos glicêmicos. Quanto ao tempo ideal é que esta alimentação deva ser feita entre 30 a 40 minutos antes do inicio dos treinos.

7) Sabemos que uma noite mal dormida e outros fatores podem contribuir para que o ciclista se sinta desconfortável durante os treinos ou no decorrer de alguma prova. A ingestão de alimentos como (raspadura, mel de abelha, doces e barra de cereais) ajuda a recompor as energias perdidas ou isto é mito?
Cristina: Realmente o consumo destes alimentos ajuda o ciclista a recuperar energia, porém é necessário que se atente quanto a ingestão dos doces de um modo geral e do  mel de abelha, pois devem ser evitados por quem tem problemas de diabetes.

8) Agradecendo a sua colaboração a este blog nos concedendo esta entrevista, gostaria de abrir aqui um espaço para as suas considerações finais.
Cristina: Bem Geovane, sou eu que agradeço o convite e desde já quero dizer que foi um prazer ser entrevistada por você e que sou uma admiradora de vocês. Tenho consciência das dificuldades que muito de vocês enfrentam para praticar este esporte, mas procurem fazer um esforço e dentro do possível procurem mudar os seus hábitos alimentares, pois a alimentação é algo muito importante para qualquer atleta, seja ele profissional ou amador.

VENHA PEDALAR CONOSCO
 
 
 Hoje tem Trilha Noturna. Ponto de Encontro: D.R. Bike. Concentração: A Partir das 19h00m. Saída: 19h20m.  Atenção: Este não é um pedal indicado para  iniciantes. Necessário o uso de equipamentos de segurança (capacete, luvas, etc.) e com a bike munida de sinalização noturna (farol e sinaleiras).

 Pedal indicado para pessoas de todas as idades e com pouco tempo de ciclismo. Desenvolvido em ritmo leve. Atenção você que não faz parte do nosso grupo mas que pretende participar deste pedal, para sua segurança faz-se necessário comparecer fazendo uso dos equipamentos de segurança (capacete, luvas, etc.). Segurança sempre em primeiro lugar. Proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante o percurso.

APOIO


 
 FRASE DO DIA
Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão.
                                                                                                                                           Chico Xavier

Por: Geovane Bezerra
 

4 comentários:

  1. Excelente matéria parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olha concordar, concordar eu até concordo, mas dai a parar de traçar aquele churrasco ou aquele belo prato de cuscuz com charque depois do pedal eu não vou deixar mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Vanda Silva do COHAB I23 de fevereiro de 2013 às 19:43

    Muito interessante esta postagem. Para mim foi muito esclarecedora.

    ResponderExcluir
  4. Cadê as fotos de Tacaimbó?

    ResponderExcluir