quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

RISCOS DE SE PEDALAR SÓ


Para muitas pessoas pedalar em grupo é algo no mínimo desagradável, mas faz-se necessário esclarecera estas pessoas que apesar de ser gostoso e até descontraído pedalar só os riscos são vários e devem ser levados em conta. Vale aqui salientar que não estamos aqui criticando quem gosta de pedalar só, até porque eu (Geovane) pedalei sozinho por muitos tempo e gostava, mas hoje tenho consciência dos riscos e quero dividir com vocês estes riscos.

1º Acidente – Pedalando em grupo se por ventura ocorrer algum acidente haverá sempre alguém ao seu lado pronto para lhe ajudar, enquanto que, ocorrendo um acidente durante um pedal solitário as consequências poderão ser muito mais sérias, pois este pode ocorrer em lugares onde não existam casas ou pessoas por perto e ai você vai ficar entregue a própria sorte até a chegada de ajuda.
2º Ataque de Animais – Dependendo da região onde se esteja praticando o pedal é comum cruzar com animais “peçonhentos ou selvagens” e estes podem simplesmente ignorar o ciclista ou em alguns casos atacar o mesmo, e se este estiver sozinho, suas chances de se sair bem são bastante pequenas.
3º Risco de se Perder – Não é que pedalando em grupo você não irá se perder, porém se isto vier a ocorrer, o grupo se reúne para encontrar a melhor solução para o caso. O importante para se evitar que isto ocorra, seja pedalando só ou em grupo, é conhecer ou procurar saber o máximo possível sobre a região onde você pretende realizar o pedal, e fazer um roteiro para ser seguido.
4º Bicicleta Quebrar – Sabemos que por mais que você faça a devida revisão e a manutenção que se fizer necessária antes do pedal, é bem comum ocorrer problemas mecânicos na bike durante o pedal, só que dependendo do grau da avaria, se você estiver sozinho terá bastante dificuldade de completar o trajeto.
5º Passar Mal – Por mais que estejamos com a saúde em dia podemos vir a ter pequenos momentos de desconforto. É comum sentirmos tonteiras, escurecimento de vista ou coisas similares no nosso dia a dia, porém se isto vier a ocorrer durante o pedal, e, se a pessoa estiver sozinha pode vir a sofrer um acidente, que pode ser leve ou sério, e se não houver ninguém por perto para ajudá-lo as consequências podem ser desastrosas.
Texto: Geovane Bezerra
6º Assaltos – Com ao aumento da violência, hoje em dia é comum se ouvir falar em roubos de bicicletas não só nas ruas e avenidas, mas também na zona rural. Se você está pedalando em grupo o risco de ter a sua bicicleta furtada é bem menor do que estando sozinho, pois quem vai praticar o assalto leva em conta os riscos que irá correr e se ele nota que existem várias pessoas pedalando juntas, dificilmente ele se arrisca a praticar o assalto, salvo se também estiver acompanhado.

Para finalizar esta postagem queremos lembrar que todos os riscos acima citados também podem ocorrer com  quem pedala em grupo, mas o diferencial é que pedalando em grupo além das chances de alguns destes riscos ser bem menor, em caso de ocorrência de algum deles sempre haverá alguém ali ao seu lado para o auxiliar e buscar ajuda. Pense nisto.

Geovane Bezerra


QUARTA-FEIRA TEM
Pedal Noturno/Passeio
Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00 - Saída: 19h20m
Pedal Não Indicado Para Iniciantes Pelo Ritmo Desenvolvido

QUINTA-FEIRA TEM
Pedal Noturno/Passeio
Ponto de Encontro: RMS Moda Esportiva
Concentração: 19h30 - Saída: 19h40m
Pedal Indicado Para Iniciantes e Para pessoas de Todas as Idades


FRASE DO DIA
O futuro parece ser extremamente brilhante, com muitas possibilidades pela frente - grandes possibilidades. Como a canção diz: 'Nós precisamos apenas começar'.
Bruce Lee


 ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR
Pessoal mais uma vez estamos aqui apelando para o bom censo e pedindo a colaboração de cada um de vocês no sentido de economizar e evitar o desperdício de água, pois a cada dia que se passa os nossos mananciais estão secando e se não chover forte em breve, provavelmente a COMPESA terá de aumentar o racionamento de água ou até mesmo poderemos voltar a ser abastecidos por carros pipas. Faça sua parte.
Os Amigos do Pedal Apóiam Esta Campanha. E você?

Por: Geovane Bezerra

8 comentários:

  1. Há uns dias atráz eu fiz uma trilha de 2:40 Min sozinho e confesso que em determinado momento achei perigoso por estar distante da cidade e dos amigos ciclistas. Hoje ñ faço mais isso até porque o risco é incalculável, e na companhia do grupo é muito melhor, sem dúvida! foi uma experiencia única e que ñ volto a fazer nem tão cedo heheh. Abs... Juracy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal28 de fevereiro de 2013 às 17:53

      É isso ai Juracy, gostar de pedalar só eu até gosto mas hoje penso duas vezes antes de me aventurar.

      Excluir
    2. Esqueci te dar os parabéns pela excelente matéria. Esse blog é arretado de bom heheh. Abs...

      Excluir
  2. Geovane, estou em débito contigo e com o BLOG, pois faz tempo que não comento (A correria tá grande) graças a Deus. Mas para este assunto eu tive que deixar a loja de lado para dar a devida atenção para este assunto.
    Parabéns pela postagem, eu particularmente gostava de anadar (não pedalar) de bicicleta sozinho pelas ruas de Bj, ou pelo muquem saindo no paredão da barragem, numa dessas conheci o grupo de ciclismo, que me convidaram a pedalar com eles, isso em Abril de 2012 e desde então me apaixonei pelo ciclismo, e não larguei mais. Pedalar em grupo é bom D+ e com uma turma como a nossa melhor ainda, lógico que divergências faz parte, principalmente porque o grupo vem crescendo cada vez mais. Quando iniciei no grupo, eram apenas uns 12/15, hoje tenho 84 cadastrados destes uns 40 que são assíduos. Numa turma tão grande é impossível que não haja divergências, uns que só querem correr e correr, outros que gostam de admirar/sentir/conhecer/curtir os lugares por onde passa, ver a natureza e seus encantamentos, tem os que querem fazer percursos mais longos e também já tem um grupo que curte/gosta e pratica DH.
    O Geovane (mentor deste blog) conheci por acaso em Junho/Julho de 2011, quando vinha me juntar a turma para mais uma trilha de domingo, e o convidei para juntar-se ao grupo, foi mais um amigo conquistado, por algumas vezes fizemos trilhas separadas do grupo, só para curtir e descobrir novas trilhas, novos lugares, obrigado Geovane pelo companheirismo e pela amizade.

    Amaro Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal28 de fevereiro de 2013 às 17:57

      Caro Amaro quero que na oportunidade em que nos conhecemos já deu para se notar que você era uma pessoa de bem. Hoje tenho o prazer de tê-lo como companheiro de pedal e amigo e espero poder pedalar ao seu lado ainda por um bom tempo.

      Excluir
  3. Meu depito com este grupo e maior ainda pois comentei so nos primeiros meses que o conheci conheci este grupo no são joão de 2012 e posso dizer que me apaixonei pelo esporte e que estou disposto a investir bem para que a cada dia melhore nao so no meu rendimento como no meu bom relacionamento com os companheiros de pedal apesar de nao ter nenhum problema com estes mas quero destacar os dois pelo qual tenho uma amizade maior que e o amaro e geovane o desenvolvedor deste blog são otimas pessoas que apesar de terem o dobro da minha idade se mostram jovens e dispostos em cada pedal epero pedalar em ritimo forte e longo por mais varios longos anos com essas figuras do grupo amigos do pedal a qual tem o meu total respeito VLW!! ate domingo pessoal !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal28 de fevereiro de 2013 às 18:02

      Ilustríssimo Guilherme, gostaria de te dizer que para mim é motivo de orgulho saber que estou servindo de alguma maneira como fonte de inspiração para jovens como você. Sei que as vezes é difícil de pedalar num ritmo um pouco mais leve como o que eu costumo pedalar, mas com o tempo você e os demais descobrirão os benefícios de pedalara um pouco mais devagar, o importante é saber que você abraçou o ciclismo como seu esporte e lazer e que eu pude de alguma forma contribuir para isto. Para mim cada membro do nosso grupo é importante e sempre que vocês postam comentários no blog é para mim motivo de orgulho, pois significa que estão valorizando o meu trabalho.

      Excluir
    2. Hô Gui, assim tu me deixa emocionado. kkk
      O vein aqui, ainda bota muitos jovens no bolso.

      Excluir