quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CICLISMO FIQUE POR DENTRO

Andar de bicicleta com os filhos, com a esposa, a namorada, com os amigos ou mesmo só é algo bem agradável e saudável. Podemos ainda fazer uso da bicicleta como meio de transporte o que ajuda em muito na mobilidade urbana, mas se desejarmos praticar o ciclismo como esporte faz-se necessário se informar sobre as várias divisões existentes entro do ciclismo e para lhes ajudar nesta tarefa segue abaixo uma relação de literaturas de boa qualidade sobre ciclismo, as quais lhe serão de muita ajuda na escolha de que tipo de pedal você deseja ou poderá participar, além de lhes repassar noções de mecânica, que lhe será muito útil na hora em que sua bike quebrar durante uma trilha por exemplo.

Pratique Ciclismo
 
O livro tem uma sequência de capítulos que além de ser guia para iniciantes , serve para melhorar a conduta de quem já pratica , com dados sobre onde encontrar melhores trilhas e cidades com boas ciclovias. Também a parte que orienta o atleta para ter melhor adaptação , como alimentação , sono, condicionamento, etc. . O livro está disponível nas livrarias, sendo que pode ser comprado pelos sites da editora Átomo&Alínea, e livraria Cultura.
 
1- Introdução / 2- Prefácio / 3- O ciclismo ,breve história / 4- Benefícios para a saúde física / 5- Benefícios para a saúde mental / 6- Benefícios econômicos e sociais / 7- Check up médico para decidir / 8- Qual modalidade escolher / 9- Como escolher uma bike / 10- Acessórios necessários da bike / 11- Roupas e acessórios de proteção do ciclista / 12- Transportadores de bicicleta / 13- Manutenção da bike / 14- O começo da prática / 15- Riscos nas trilhas / 16- Adquirindo condicionamento / 17- Alongamentos recomendáveis / 18- Alimentação adequada / 19- Sono / 20- Proteção da pele / 21- Problemas que podem ocorrer e como ir em frente / 22- Onde praticar ,melhores opções de trilhas / 23- Andar em áreas urbanas ,ciclovias / 24- Cicloturismo / 25- Olhando o clima antes / 26- Processo de interação com outros praticantes ou andar só / 27- Como se manter conectado e adquirir conhecimento / 28- O ciclismo pelo mundo / 29- Qualidade de vida com baixo custo! / 30- 5 Filmes para quem quer gostar mais de bicicleta / 31- Referências bibliográficas
 
Por: Marcos Roberto Ceara mrceara1@yahoo.com.br
 
 
Guia da Mountain Bike
Nos onze capítulos do livro, o autor mostra que andar de bicicleta é muito mais do que se equilibrar e sair pedalando. É também mais do que um simples exercício físico: é uma oportunidade de ampliar o círculo de amigos e fazer uma atividade que, em grupo, pode ser ainda mais gostosa e divertida.
Como qualquer viagem, passear de mountain bike exige algum preparo prévio. Por isso Ramalho começa o livro explicando a estrutura da bicicleta, detalhando cada componente e dando orientações para que o leitor possa escolher o melhor modelo.
O Guia da Mountain Bike também traz informações sobre acessórios e como modernizar uma bicicleta já usada. O condicionamento físico não foi esquecido. Ramalho dá dicas de nutrição, alongamento e musculação que, além de preparar o ciclista, ampliam os benefícios que esse tipo de exercício promove no organismo. Há ainda sugestões de preparação física para aqueles que pretendem participar de competições.
Fonte:http://www.ativo.comGuia de Trilhas I
 
Guilherme Cavallari

São 480 km de trilhas no estado de São Paulo, 158 km de singletracks, 13 roteiros (sendo que 4 formam uma Cicloviagem para ser feita de 2 a 4 dias de pedal ligando Paraibuna, Natividade da Serra e São Luis do Paraitinga).

Além das trilhas inéditas em Itu, Serra do Japi, Joaquim Egídio, Mogi das Cruzes, Nazaré Paulista e Santa Isabel, a publicação traz conteúdo teórico importante com dicas de segurança para a prática do mountain bike.

52 pág. - (20x14cm) espiral.
Fonte: http://www.clubedecicloturismo.com.br
Guia de Trilhas II
 
Guilherme Cavallari

São 522 km de trilhas no estado de São Paulo, 13 roteiros inéditos e 200 km de de Cicloviagem por trilhas na Serra da Mantiqueira ligando Joanópolis, Monte Verde, Gonçalves (MG) e São Francisco Xavier em uma Cicloviagem de 4 dias. Além das trilhas inéditas em Atibaia, Guararema, Mairiporã, Paraibuna, Paranapiacaba, Piedade e Ribeirão Pires, a edição traz conteúdo teórico importante com dicas de como adquirir a bike ideal, além de como regulá-la para a prática do mountain bike.

52 pág. - (20x14cm) espiral.
Fonte: http://www.clubedecicloturismo.com.br

Guia de Trilhas III
 
Guilherme Cavallari

Depois do sucesso do Guia de Trilhas BBV banco, lançado em 2001 e esgotado em 2005, com 8 mil exemplares comercializados e uma estimativa de 48 mil usuários, a Editora Via Natura lança agora mais uma produção assinada pelo autor e biker Guilherme Cavallari - a coleção Guia de Trilhas enCICLOpédia.

O último lançamento chegou às livrarias em dezembro e traz 52 páginas com 13 roteiros para mountain bike no estado de São Paulo, num total de 560 km de trilhas em Ilhabela, Igaratá, São Luís do Paraitinga, Salesópolis, São Sebastião, Santa Branca e Ubatuba.

Além dos roteiros, o livro traz também 117 km de cicloturismo pelo litoral preservado do norte do Paraná e o sul do estado de São Paulo. Um roteiro inédito traz os detalhes do trecho entre Morretes, Paranaguá, Ilha do Mel, Ilha das Peças, Ilha do Superagüí - tudo no Paraná - Ilha do Cardoso, Cananéia, Ilha Comprida e Iguape - em São Paulo).

O livro traz também quatro páginas com dicas de mecânica de emergência para bicicletas.
Fonte: http://www.clubedecicloturismo.com.br
Guia de Trilhas IV
 
Guilherme Cavallari

Lançado em maio de 2007 Trilhas em: Atibaia, Campos do Jordão, Jarinu, Jundiaí, Piracaia e Serra Negra. 13 roteiros para mountain bike no estado de São Paulo e Sul de Minas e 184 km de cicloturismo pelo Serra da Mantiqueira, ligando Campos do Jordão, Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí, Limonosa (MG), Brasópolis (MG), Olegário Maciel (MG), São José do Alegre (MG), Itajubá (MG), Piranguçu (MG) e de volta para Campos do Jordão. Um sensacional passeio pelo Sul de Minas, por algumas das mais belas paisagens da Serra da Mantiqueira. 4 páginas com dicas de técnicas de pilotagem.
 
52 pág. - (20x14cm) espiral.
Fonte: http://www.clubedecicloturismo.com.br


Ciclismo: Treinamento, Fisiologia e Biomecânica
 
Sinopse:
 
Neste livro, o autor procura mostrar, especificamente, o conhecimento teórico que, de maneira básica, é requerido para aplicação no trabalho diário de formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento do ciclista, destacando-se aqueles aspectos que exigem maior evolução das capacidades físicas, motoras e táticas dos corredores
 
Fonte: http://www.phorte.com
 
 
Noções Básicas de Mecânica Para Bicicletas
 
Após várias palestras sobre mecânica para bicicletas, identificamos algumas dificuldades dos ciclistas, tanto iniciantes como os já experientes, em resolver problemas mecânicos em suas bicicletas, com o intuito de ajudar, publicamos o livro NOÇÕES BÁSICAS DE MECÂNICA PARA BICICLETAS.

São 70 páginas onde abordamos os seguintes temas: Ferramentas; Limpeza e Lubrificação da Bicicleta; Pneu Furado; Regulagem dos câmbios; Corrente; Alinhamento de Roda; Freios.
 
Para ajudar o ciclista na hora da comprar de sua bicicleta criamos o capítulo "Regulagens da Bicicleta" com diversas informações que o ajudarão na hora da escolha. Outro tema muito importante, e que não poderia faltar, fala sobre "Segurança Preventiva da Bicicleta", ou seja, peças que requerem atenção constante a fim de evitarmos acidentes.
 
Com o conteúdo do Livro, você saberá o que fazer para conservar em ordem sua bicicleta, evitando contra tempos em uma saída, porém, se acontecer algum imprevisto você saberá o que fazer. Não deixe de ler este livro.
 
Fonte e informações: http://www.pedalserrano.com
  
Além destas literaturas existem outras bem instrutivas que mais adiante relacionaremos aqui neste blog. Fiquem atentos. 
 
VENHA PEDALAR CONOSCO
Hoje a noite tem passeio noturno pelas ruas, praças e avenidas da nossa cidade, mas atenção este pedal é desenvolvido num ritmo um pouco puxado e tem o percurso de 22 Km, portanto não é indicado para iniciantes. Ponto de Encontro: D.R. Bike. Concentração: 19h00m. Saída: 19h20m. Amigos do Pedal Adverte: Para sua segurança use equipamentos de segurança (capacete, luvas, etc.) e sinalização na bike (farol e sinaleira traseira). Pedale sempre pela via da direita e respeite a sinalização e as regras de trânsito.

Pedal realizado em velocidade moderada e de percurso variado, ideal para ciclistas iniciantes, inclusive crianças. Atenção: As crianças devem comparecer acompanhadas dos pais ou responsáveis ou então de posse de uma autorização por escrito dos mesmos. Amigos do Pedal Adverte: Para sua segurança use equipamentos de segurança (capacete, luvas, etc.) e sinalização na bike (farol e sinaleira traseira). Pedale sempre pela via da direita e respeite a sinalização e as regras de trânsito. 
Importante: Não podemos proibir ninguém de nos acompanhar nestes passeios, mas não responsabilizamos por qualquer tipo de incidente que venha a ocorrer com quem estiver participando sem cumprir as determinações acima.

ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR
Com a falta de chuvas e as altas temperaturas os três mananciais que abastecem Belo Jardim estão com os níveis de água muito baixo o que já levou a COMPESA a promover racionamento de água, porém se a estiagem se prolongar será necessário aumentar os dias sem água nas torneiras ou até mesmo voltarmos aos velhos tempos dos carros pipas. Para que isto não venha a ocorrer peço a cada amigo ou amiga que acompanha este blog que ore por chuva e que faça a sua parte economizando e evitando o desperdício de água. O exemplo nós damos, o resto é com vocês.
Usei apenas vinte litros de água para lavar três bikes, sendo que treze litros foram de água reciclada do tanquinho.


FRASE DO DIA
Procure descobrir o seu caminho na vida.
Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.
 Chico Xavier

Por: Geovane Bezerra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário