sábado, 16 de fevereiro de 2013

TRILHA SÍTIO MARIOLA 16/02/13

Saindo da rotina realizamos hoje uma ótima trilha tendo como destino o Sítio Mariola. Este pedal marcou a iniciação do ciclista Irineu no ciclismo (ele que é namorado da ciclista Mirian) e também quero registrar a consagração da minha esposa Cida, que pela primeira vez concluiu um percurso sem nenhum problema (físico ou mental), apesar da temperatura e das sua condição física atual. Quero também deixar registrado a minha admiração e o meu respeito ao ciclista Irineu, que apesar de estar estreando no pedal se comportou de forma exemplar e demonstrou muita disposição. Espero ter outras oportunidades de pedalar com o mesmo e com a minha amiga Mirian, que é um exemplo para todos os ciclistas dos Amigos do Pedal e da Turma do Pedal. Vou aqui deixar registrado o meu contentamento e a minha alegria pelo fato de ter concluído todo o percurso ao lado da minha esposa, apesar de todas as dificuldades que ela enfrentou, mas isto só faz com que eu há admire cada vez mais. Confiram abaixo as fotos e os fatos em destaque desta trilha.

FOTOS DA SAÍDA
A concentração se deu em frente a casa da ciclista Mirian e a saída da Praça de Eventos, como devidamente registrado abaixo.


FOTOS NA VILA DA CAIXA
A Vila da Caixa está situada a poucos metros do Loteamento Morada Nobre e a poucos metros depois do IFPE Campus Belo Jardim. Existe neste local uma bela praça que até o presente momento encontra-se muito bem cuidada. Esperamos que assim continue. Pouco depois seguimos na direção do St. Travessão.
 Pracinha da Vila da Caixa

 Pracinha da Vila da Caixa 
 Pracinha da Vila da Caixa

Pracinha da Vila da Caixa

REGISTRO DE DESRESPEITO AO MEIO AMBIENTE
Infelizmente nem tudo são flores. literalmente falando. Poucos metros após a Vila da Caixa, mas precisamente em terras do Sítio Travessão a presença de lixo nas margens da estrada. Isto é um farto vergonhoso e que deve ser devidamente apurado e resolvido pelas autoridades. Se nada for feito para acabar com este problema, em breve aquele local se tornará um lixão e isto não é bom para ninguém (inclusive para quem está ali jogando o seu lixo). Faz-se necessário registrar que além do lixo doméstico registramos também a presença de lixo hospitalar ou algo similar a este como vocês podem conferir nas fotos abaixo. Para mim (Geovane) que tem este tipo de atitude tem de ser severamente punido, afinal de contas todos nós é que pagamos as contas por este tipo de atitude irresposável.




 FOTOS NO SÍTIO MUQUÉM
 O Sítio Muquém é hoje na realidade um povoado com vários estabelecimentos comerciais e que infelizmente apesar de já existir a mais de trinta anos ainda não é provido de água encanada (apesar de estar localizado ao lado de uma das nossas principais barragens, a Barragem do Bitury. O motivo nós não sabemos e muito menos a população local mas o fato é que em outras localidades muito mais distantes e até de menor concentração demográfica que o Muquém, já existe sistema público de abastecimento a aqui até agora, nada. Fica aqui o registro desta situação e a nossa indignação, pois como é de conhecimento popular em períodos eleitorais são vários os candidatos que por aqui passam pedindo voto, mas que na prática nunca apre3sentaram nenhum projeto para que esta localidade seja servida com água tratada da COMPESA como de fato merece. Que fique aqui devidamente registrado que não somos contra ou a favor de partido "A" ou "B" e sim a favor do bem comum e da natureza como um todo.


FOTOS NO SÍTIO MARIOLA
O Sítio Mariola está situado a margem direita da Barragem do Bitury (seguindo pelo St. Muquém), normalmente é um lugar bem bonito cercado de muito verde e com a beleza da Barragem do Bitury ao fundo, mas devido a forte estiagem hoje o verde existente diminuiu bastante, porém ainda é um lugar bem agradável de se pedalar.

Ao fundo Barragem do Bitury.

 Ao fundo Barragem do Bitury.



IMPREVISTO FAZ PARTE
Quando nos aproximávamos do St. Araçá a bike da Cida furou o pneu dianteiro e aproveitamos o tempo de parada para fazermos um leve lanche e voltamos ao pedal logo em seguida. A Cida estava fisicamente bastante cansada, mas bem animada e disposta a terminar o percurso o que foi motivo de muito orgulho para mim.







FOTOS NO SÍTIO CACHEADO
Pouco depois de passarmos por parte do Sítio Araçá chegamos ao Sítio Cacheado, um lugar que apesar da estiagem ainda o verde predomina.





PASSAGEM MOLHADA DO RIO BITURY
esta passagem molhada é a divisa dos sítios; cacheado, Bitury e Taboquinha de Baixo. Apesar de pouca água o lugar ainda mantém uma beleza que da gosto de se ver.

PARADA PARA RECARREGAR AS ENERGIAS
Aos pés da ladeira da Serrinha, paramos na casa dos familiares do ciclista Alvanir, que nos recepcionaram muito bem. Pouco tempo depois da nossa chegada o Alvanir chegou e nos conduziu junto com o seu pai até umas belas mangueiras onde podemos colher mangas madurinhas e bem doces. depois fomos até a sua chácara que fica logo em frente a casa dos seus pais e desfrutamos de um belo banho. Nesta oportunidade ele nos mostrou a Pista de DH onde a galera da Turma do Pedal está praticando, é realmente uma pista radical. Queremos aqui deixar registrado os nossos agradecimentos a todos pela acolhida e pelo carinho com que todos fomos tratados.


 



As vaquinhas daqui são chegadas numa manga.

Notem o detalhe na testa deste bezerrinho. Não é montagem.

 
FARRA NA CHÁCARA DO ALVANIR
Bom alta temperatura e água de boa qualidade a disposição, só pode terminar em banho, e foi isto que fizemos. Foi uma farra legal e que nos deixou com as energias renovadas para continuar o pedal. mais uma vez quero agradecer ao Alvanir e a garotada que se divertiu junto conosco e agradecer também aos seus pais pelas gostosas mangas que nos foram ofertadas.








FOTOS NO SÍTIO BARRAGEM NOVA
Paramos rapidamente na Vila de Taboquinha para tomarmos o tradicional refresco de coco e depois retomamos o pedal. Neste ponto nota-se claramente que a Barragem do Bitury está a beira do colapso e que é dever de cada um de nós que residimos em belo jardim economizarmos água e orarmos por chuva.,
 


 

FOTOS DA CHEGADA
A chegada de deu na Rua Benjamim Constant no bairro do São pedro as 11h12m. A trilha transcorreu num clima de amizade e respeito.

CONVITE
Convidamos você que gosta de emoção e adrenalina a se juntar aos Amigos do Pedal amanhã (domingo) numa trilha com destino ao Sítio Palmeira. Pedal de percurso com um bom grau de dificuldade e de distância mediana. Não é indicado para ciclistas iniciantes ou que estejam afastados do pedal. 
Ponto de Encontro: D.R. Bike 
Concentração: 06h00m
Saída: 06h20m
Amigos do Pedal Adverte: Equipamentos de segurança salvam vidas, então faça uso dos seus. Para seu conforto use roupas apropriadas e não esqueça de se hidratar.

APOIO

FRASE DO DIA
Eu não sei aonde eu to indo, mas sei que eu tô no meu caminho.
Raul Seixas

Por:   Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Wilson Campos - COHAB I BJ18 de fevereiro de 2013 às 06:58

    A cada dia me surpreendo com este blog. Gosto muito da forma como o assinante das postagens descreve o pedal e os fatos ocorridos, inclusive expondo-se muitas vezes como na postagem acima. Olha este problema de lixo jogado a céu aberto é uma questão cultural e de difícil solução, mas sem querer tirar a culpa de quem joga é necessário lembrar que em muitos casos a coleta seletiva é deficiente ou até mesmo inexistente e por isso a culpa deste tipo de fato está ocorrendo não é culpa somente de parte da população, mas sim do Poder Público. Parabéns pela preocupação com o nosso meio ambiente e pelas fotos que ficaram muito boas, parabéns também as duas ciclistas por enfrentar uma atividade que exige bastante da pessoa fisicamente enfrentando esta alta temperatura.

    ResponderExcluir