segunda-feira, 4 de março de 2013

RESPEITAR PARA SER RESPEITADO

Caros amigos ciclistas, a cada dia cresce o número de pessoas que estão aderindo ao ciclismo e ao uso da bicicleta como meio de transporte. Devido a isto cresce também o número de acidentes e incidentes envolvendo ciclistas e pedestres e mesmo  que você não faça parte de nenhum grupo de ciclismo ou que não seja praticante do moutain bike ou de qualquer outra categoria do nosso esporte é necessário pedalar com segurança e em se tratando do ciclista urbano faz-se necessário respeitar o pedestre e os locai destinados ao deslocamento dos mesmos, por isso procure sempre pedalar pelas ruas e sempre na via da direita como manda o Código Brasileiro de Trânsito e numa ande pelas calçadas, lembre-se que calçada é para pedestre e não para ciclistas. Além de pedalar com atenção, mesmo sendo você um ciclista urbano (aquele que só faz uso da bicicleta como meio de transporte para o trabalho) é necessário se precaver fazendo uso diariamente de equipamentos de segurança como; capacete e luvas por exemplo, isto vai diminuir consideravelmente os danos causados ao seu corpo em caso de algum tombo e no caso do capacete pode até vir a salvar a sua vida no caso de um tombo mais grave ou de uma colisão com um carro ou com algum outro objeto como um poste por exemplo. Sabemos que para quem só anda de bicicleta pouco e normalmente só para se deslocar até o seu trabalho ou para ir a casa de algum amigo ou parente é realmente difícil se adquirir o hábito de usar capacete ou qualquer outro tipo de proteção, mas isto é extremamente importante e você deve fazer um esforço para adquirir criar o hábito de fazer uso dos mesmos para sua segurança. 
Para quem costuma pedalar a noite, além do que já foi dito é necessário equipar a sua bicicleta com farol e sinaleira traseira para que você seja bem visto no trânsito e para que você possa enchergar melhor os buracos que existem em algumas vias. Em alguns municípios brasileiros existem ciclofaixas ou ciclovias e elas devem ser usadas de maneira correta pelos ciclistas e respeitas pelos pedestres, motoristas e/ou motociclistas, não trafegando pelas mesmas com suas motos e nem estacionando veículos nas mesmas.
No final das contas o que vai contar é o respeito de você como ciclista para com os pedestres, para com os motoristas e para com as leis de trânsito. Se você respeitar, será respeitado pela maioria. Faça a sua parte, respeite para ser respeitado.



PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM
Pedal desenvolvido em ritmo moderado e ideal para quem deseja conhecer um pouco a cidade de Pesqueira, pois ao chegarmos ao nosso destino faremos um passeio pela cidade, visitando alguns pontos turísticos e depois pararemos para um lanche ou almoço antes de iniciarmos a volta. Atenção não é trilha, portanto não temos presa de voltar, se você for tenha isto em mente.


ECONOMIZAR PARA NÃO FALTAR
Faça sua parte, economize e evite o desperdício de água.

FRASE DO DIA
"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta."
Chico Xavier

Por:   Geovane Bezerra

7 comentários:

  1. Karina - Pesqueira PE4 de março de 2013 às 15:38

    Gostei bastante da postagem, na minha opinião é preciso mesmo que os ciclistas respeitem os motoristas e principalmente os pedestres para serem respeitados e poderem cobrar os seus direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal6 de março de 2013 às 18:49

      Obrigado pelo comentário Karina e pode ter certeza de que não apoiamos nenhum ciclista que pedale de forma irrespirável,seja ele de fora ou principalmente membro do nosso grupo.

      Excluir
  2. Geraldo Brito de Carvalho - Recife PE6 de março de 2013 às 07:05

    Gostei muito destas dicas sobre as ciclofaixas, pois muitas vezes é comum que alguns ciclistas as transformem em verdadeiras pistas de corrida e isto prejudica quem pedala devagar. Espero que algum destes leiam esta postagem e começem a se tocar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal6 de março de 2013 às 18:52

      Caro Geraldo agradecemos o seu comentário e queremos dizer que não apoiamos nenhum tipo de imprudência vindo dos nossos membros. Enquanto ciclistas membros de um grupo temos o dever de ser exemplos para os demais.

      Excluir
  3. Ana Júlia - Tacaimbó PE6 de março de 2013 às 07:08

    Gostaria de saber um pouco mais sobre cicloturismo. Vocês já publicaram alguma matéria sobre este assunto? Se publicaram me informe onde há encontro, se não, por gentileza publiquem algo a respeito. Agradeço muito se for atendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Julia, posso te mandar um manual de cicloturosmo, para ista basta que voce (ou a quem interessar) envie o seu E-mail para totalmodaesportiva@hotmail.com, coloque no campo assunto "Manual Cicloturismo". Em seguida, enviarei o manual.

      Espero poder ajudar.

      RMS MODA ESPORTIVA
      Amaro Neto7
      (81) 3726-3752

      Excluir
    2. Geovane - Amigos do Pedal6 de março de 2013 às 18:47

      Cara Ana Júlia no dia 04/05/12 nós postamos neste blog uma postagem denominada A História do Cicloturismo que tenho certeza que você vai gostar de ler, mas este blog é uma nova versão, para ter acesso a postagem acesse a versão antiga do blog. Mas em breve voltaremos a postar outra matéria sobre este tema com maiores detalhes. Obrigado pelo comentário e por nos prestigiar.

      Excluir