mecânica
- prática 4
Ajustes
específicos
retirar
e colocar as rodas
A
forma mais comum de prender a roda ao quadro ou garfo é por meio de
porcas ou blocagem. Bicicletas ordinárias vêm com porcas,
normalmente na medida 15 milímetros; bicicletas de qualidade vêm
com blocagem nas duas rodas.
Uma
blocagem facilita muito prender ou soltar uma roda, e bem usada, é
mais segura que uma porca.
Porcas
podem danificar o quadro ou garfo e, se não recebem a pressão de
aperto adequada, fazem com que a roda traseira saia de posição.
Ao
recolocar uma roda no quadro ou garfo, é importante pressionar o
quadro para baixo antes de fechar a blocagem ou apertar a porca, de
forma a forçar o encaixe total e perfeito da roda. Depois de
terminada a operação sempre cheque se a roda está perfeitamente
encaixada e alinhada em relação ao quadro ou garfo, e também em
relação às sapatas de freio.
Entenda
o funcionamento das blocagens
Nunca
gire uma blocagem como se fosse um ponteiro de relógio ou uma chave
girando uma porca.
Deve-se
acionar a alavanca de blocagem no seu movimento de 180°, que vai de
um lado para outro da roda, exatamente como o movimento do sol.
- a posição de trava da alavanca de blocagem é a 90° do sentido do eixo.
Dar
pressão correta numa blocagem:
- alinhar a alavanca de blocagem com o eixo da roda, com se ela fosse uma continuação do eixo;
- rosquear a porca que está no outro extremo do eixo até não conseguir mais; Se a pressão na alavanca de blocagem tiver ficado muito alta ou baixa, basta rosquear ou desrosquear um pouco mais a porca;
roda
dianteria
A
maioria dos garfos tem uma espécie de rebarba de segurança para
evitar que a roda se solte com facilidade do garfo e cause um grave
acidente.
retirar a roda dianteira
retirar a roda dianteira
primeiro,
solte o cabo do freio dianteiro no próprio freio - assim ele vai se
abrir e o pneu poderá passar entre as sapatas de freio. Olhe bem e
verá que o cabo desencaixa do freio, bastando fechá-lo com uma das
mãos e soltar o cabo com a outra. Não é necessário soltar
nenhuma porca ou parafuso, é só desencaixar;
- com freios a disco, a roda desencaixa sem a necessidade de qualquer operação;
- abra a alavanca de blocagem: puxe-a para fora e para trás. Mesmo assim a roda continuará presa por causa da rebarba de segurança;
- segure a alavanca da blocagem e gire a porca do outro lado do eixo no sentido anti-horário até que a roda se solte do garfo. Não é necessário soltar completamente a porca do eixo de blocagem. Se isso acontecer, é necessário ter cuidado com uma mola que existe dos dois lados do eixo de blocagem.
- colocar a roda no garfo:
- posicione a roda com a alavanca de blocagem no lado contrário da corrente e câmbios;
- encaixe o eixo na gancheira da roda;
- segure a alavanca de blocagem na posição alinhada com o eixo;
- aperte a porca (sentido horário) do outro lado do eixo, até que ele pare de girar;
- empurre a alavanca de blocagem no sentido em que ela dá pressão até ficar a 90° do eixo. Se a pressão estiver muito alta, solte a alavanca e gire a porca no sentido anti-horário uma meia volta.
roda
traseira
retirar
para
retirar a roda traseira é recomendável que a corrente esteja na
menor engrenagem da catraca. Basta acionar a alavanca ou passador de
câmbio e girar o pedal.
- primeiro, solte o cabo do freio traseiro no próprio freio; assim o pneu poderá passar entre as sapatas de freio. Olhe bem e verá onde o cabo desencaixa do freio. Basta fechar o freio com uma das mãos e soltar o cabo com a outra. Não é necessário soltar nenhuma porca ou parafuso, é só desencaixar;
- com freios a disco, a roda desencaixa sem a necessidade de qualquer operação extra;
- abra a alavanca de blocagem: puxe-a para fora e para trás;
- na roda traseira não é necessário mudar o ajuste de pressão da alavanca de blocagem, porque não há qualquer trava de segurança para a roda;
- segure a bicicleta pelo tubo de selim e levante o quadro - a roda traseira se soltará da gancheira;
- para soltá-la da corrente não é necessário sujar as mãos. Olhe o câmbio traseiro. No braço do câmbio, atrás da polia inferior, há um local próprio para se empurrar o braço de câmbio para frente, e liberar completamente a corrente da roda.
colocar
- posicione a roda com a catraca voltada para o lado da corrente e câmbio;
- segure a roda pelo pneu com uma mão e o quadro com a outra;
- encaixe a roda no quadro, por baixo;
- empurre para frente o braço do câmbio pressionando com um dedo a haste que existe atrás da polia inferior para encaixar a corrente na menor engrenagem da catraca - não é necessário sujar as mãos;
- desça o quadro e encaixe o eixo na gancheira;
- feche a alavanca de blocagem;
- na roda traseira, normalmente não é necessário mudar o ajuste de pressão da alavanca de blocagem
cubo
de roda
Abaixo uma visão explodida dos cubos de rodas:
Dianteiro
Traseiro
Legenda
das peças do cubo traseiro:
1 - Blocante completo 168 mm (6-5/8")
2 - Eixo de cubo completo 146 mm (5-3/4")
3 - Porca travante 4.5 mm (?)
4 - Arruela 3.2 mm
5- Capa guarda-pó ou capa de proteção
6 - Espaçador de eixo e anel de vedação
7 - Espaçador de eixo 3.7 mm
8 - Anel de vedação
9 - Cônico M10 x 9 mm
10 - Eixo de cubo 146 mm
11 - Cônico M10 x 16mm com guarda-pó
12 - Espaçador de eixo 8 mm
13 - Espaçador de eixo 3 mm
14 - Borracha de vedação
15 - Pino de fixação
16 - Esferas de aço (1/4")18 peças
17 - Corpo completo de roda livre com guarda-pó
18 - Arruela do corpo de roda livre
1 - Blocante completo 168 mm (6-5/8")
2 - Eixo de cubo completo 146 mm (5-3/4")
3 - Porca travante 4.5 mm (?)
4 - Arruela 3.2 mm
5- Capa guarda-pó ou capa de proteção
6 - Espaçador de eixo e anel de vedação
7 - Espaçador de eixo 3.7 mm
8 - Anel de vedação
9 - Cônico M10 x 9 mm
10 - Eixo de cubo 146 mm
11 - Cônico M10 x 16mm com guarda-pó
12 - Espaçador de eixo 8 mm
13 - Espaçador de eixo 3 mm
14 - Borracha de vedação
15 - Pino de fixação
16 - Esferas de aço (1/4")18 peças
17 - Corpo completo de roda livre com guarda-pó
18 - Arruela do corpo de roda livre
eixo
de roda
Antes
do ajuste:
- eixo dianteiro e eixo traseiro têm medidas específicas. Nunca corte um traseiro para fazer um dianteiro;
- certifique-se que as duas pontas de eixo - que servem de apoio da roda nas gancheiras - estejam do mesmo tamanho. Conte o número de fios de rosca ou use uma régua;
- a medida da abertura das contra-porcas deve ser a mesma medida que a abertura entre gancheiras, (variação de folga máxima para a medida do eixo de 1mm);
- a abertura das gancheiras traseiras varia conforme o número de marchas. A do garfo normalmente é a mesma para todas as rodas;
- é necessário ter cuidado para não iniciar o ajuste da porca e contra-porca sem que a porca e contra-porca da outra ponta do eixo esteja com aperto correto, ou você nunca conseguirá o ajuste final (aperta aqui, solta ali...; aliás uma bobagem comum);
- o ideal é que o ajuste seja feito com o eixo da roda preso pela contra-porca numa morsa;
- cuidado com a arruela dentada para que ela não gire no aperto. Se isto acontecer é bom trocar esta arruela;
- a definição do ajuste final é feita girando o eixo com a ponta dos dedos: giro livre, sem folgas.
Fonte: http://www.escoladebicicleta.com.brNota: Para facilitar as coisas para vocês, vamos descrever abaixo as datas referentes as postagens publicadas sobre este curso até a presente data.1ª Parte / Início = 04/03/132ª Parte = 11/03/133ª Parte = 18/03/134ª Parte / Postagem Atual = 23/03/13VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDALPonto de Encontro: D.R. BikeConcentração: 06h30mSaída: 07h00mDestino: Distrito de Serra dos VentosQUER ANIMAR O SEU EVENTO COM MÚSICA DE BOA QUALIDADE?Geovane Cordas de Ouro
Contato (81) 9409-7860.FRASE DO DIAComo a água, um combate não pode ter forma definida.Bruce LeePor: Geovane Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário