sábado, 23 de março de 2013

CURSO DE MECÂNICA DE BICICLETA - 4ª PARTE

Atenção galera, cá estamos de volta com o nosso curso, leiam com atenção e bom proveito.


mecânica - prática 4

Ajustes específicos


retirar e colocar as rodas 
 A forma mais comum de prender a roda ao quadro ou garfo é por meio de porcas ou blocagem. Bicicletas ordinárias vêm com porcas, normalmente na medida 15 milímetros; bicicletas de qualidade vêm com blocagem nas duas rodas.
Uma blocagem facilita muito prender ou soltar uma roda, e bem usada, é mais segura que uma porca.
Porcas podem danificar o quadro ou garfo e, se não recebem a pressão de aperto adequada, fazem com que a roda traseira saia de posição.
Ao recolocar uma roda no quadro ou garfo, é importante pressionar o quadro para baixo antes de fechar a blocagem ou apertar a porca, de forma a forçar o encaixe total e perfeito da roda. Depois de terminada a operação sempre cheque se a roda está perfeitamente encaixada e alinhada em relação ao quadro ou garfo, e também em relação às sapatas de freio.
Entenda o funcionamento das blocagens
Nunca gire uma blocagem como se fosse um ponteiro de relógio ou uma chave girando uma porca.
Deve-se acionar a alavanca de blocagem no seu movimento de 180°, que vai de um lado para outro da roda, exatamente como o movimento do sol.
  • a posição de trava da alavanca de blocagem é a 90° do sentido do eixo.
Dar pressão correta numa blocagem:
  • alinhar a alavanca de blocagem com o eixo da roda, com se ela fosse uma continuação do eixo;
  • rosquear a porca que está no outro extremo do eixo até não conseguir mais; Se a pressão na alavanca de blocagem tiver ficado muito alta ou baixa, basta rosquear ou desrosquear um pouco mais a porca;

roda dianteria
A maioria dos garfos tem uma espécie de rebarba de segurança para evitar que a roda se solte com facilidade do garfo e cause um grave acidente.


retirar a roda dianteira


  • primeiro, solte o cabo do freio dianteiro no próprio freio - assim ele vai se abrir e o pneu poderá passar entre as sapatas de freio. Olhe bem e verá que o cabo desencaixa do freio, bastando fechá-lo com uma das mãos e soltar o cabo com a outra. Não é necessário soltar nenhuma porca ou parafuso, é só desencaixar;

    • com freios a disco, a roda desencaixa sem a necessidade de qualquer operação;
    • abra a alavanca de blocagem: puxe-a para fora e para trás. Mesmo assim a roda continuará presa por causa da rebarba de segurança;
    • segure a alavanca da blocagem e gire a porca do outro lado do eixo no sentido anti-horário até que a roda se solte do garfo. Não é necessário soltar completamente a porca do eixo de blocagem. Se isso acontecer, é necessário ter cuidado com uma mola que existe dos dois lados do eixo de blocagem. 
      • colocar a roda no garfo:
    • posicione a roda com a alavanca de blocagem no lado contrário da corrente e câmbios;
    • encaixe o eixo na gancheira da roda;
    • segure a alavanca de blocagem na posição alinhada com o eixo;
    • aperte a porca (sentido horário) do outro lado do eixo, até que ele pare de girar;
    • empurre a alavanca de blocagem no sentido em que ela dá pressão até ficar a 90° do eixo. Se a pressão estiver muito alta, solte a alavanca e gire a porca no sentido anti-horário uma meia volta.
    roda traseira
    retirar



  • para retirar a roda traseira é recomendável que a corrente esteja na menor engrenagem da catraca. Basta acionar a alavanca ou passador de câmbio e girar o pedal.

    • primeiro, solte o cabo do freio traseiro no próprio freio; assim o pneu poderá passar entre as sapatas de freio. Olhe bem e verá onde o cabo desencaixa do freio. Basta fechar o freio com uma das mãos e soltar o cabo com a outra. Não é necessário soltar nenhuma porca ou parafuso, é só desencaixar;
    • com freios a disco, a roda desencaixa sem a necessidade de qualquer operação extra;
    • abra a alavanca de blocagem: puxe-a para fora e para trás;
    • na roda traseira não é necessário mudar o ajuste de pressão da alavanca de blocagem, porque não há qualquer trava de segurança para a roda;
    • segure a bicicleta pelo tubo de selim e levante o quadro - a roda traseira se soltará da gancheira;
    • para soltá-la da corrente não é necessário sujar as mãos. Olhe o câmbio traseiro. No braço do câmbio, atrás da polia inferior, há um local próprio para se empurrar o braço de câmbio para frente, e liberar completamente a corrente da roda.
           colocar
    • posicione a roda com a catraca voltada para o lado da corrente e câmbio;
    • segure a roda pelo pneu com uma mão e o quadro com a outra;
    • encaixe a roda no quadro, por baixo;
    • empurre para frente o braço do câmbio pressionando com um dedo a haste que existe atrás da polia inferior para encaixar a corrente na menor engrenagem da catraca - não é necessário sujar as mãos;
    • desça o quadro e encaixe o eixo na gancheira;
    • feche a alavanca de blocagem;
    • na roda traseira, normalmente não é necessário mudar o ajuste de pressão da alavanca de blocagem 

    cubo de roda

    Abaixo uma visão explodida dos cubos de rodas:

    Dianteiro


    Traseiro


    Legenda das peças do cubo traseiro: 
    1 - Blocante completo 168 mm (6-5/8") 
    2 - Eixo de cubo completo 146 mm (5-3/4") 
    3 - Porca travante 4.5 mm (?) 
    4 - Arruela 3.2 mm 
    5- Capa guarda-pó ou capa de proteção 
    6 - Espaçador de eixo e anel de vedação 
    7 - Espaçador de eixo 3.7 mm 
    8 - Anel de vedação 
    9 - Cônico M10 x 9 mm 
    10 - Eixo de cubo 146 mm 
    11 - Cônico M10 x 16mm com guarda-pó 
    12 - Espaçador de eixo 8 mm 
    13 - Espaçador de eixo 3 mm 
    14 - Borracha de vedação 
    15 - Pino de fixação 
    16 - Esferas de aço (1/4")18 peças 
    17 - Corpo completo de roda livre com guarda-pó 
    18 - Arruela do corpo de roda livre 


    eixo de roda

    Antes do ajuste:
    • eixo dianteiro e eixo traseiro têm medidas específicas. Nunca corte um traseiro para fazer um dianteiro;
    • certifique-se que as duas pontas de eixo - que servem de apoio da roda nas gancheiras - estejam do mesmo tamanho. Conte o número de fios de rosca ou use uma régua;
    • a medida da abertura das contra-porcas deve ser a mesma medida que a abertura entre gancheiras, (variação de folga máxima para a medida do eixo de 1mm);
    • a abertura das gancheiras traseiras varia conforme o número de marchas. A do garfo normalmente é a mesma para todas as rodas;
    • é necessário ter cuidado para não iniciar o ajuste da porca e contra-porca sem que a porca e contra-porca da outra ponta do eixo esteja com aperto correto, ou você nunca conseguirá o ajuste final (aperta aqui, solta ali...; aliás uma bobagem comum);
    • o ideal é que o ajuste seja feito com o eixo da roda preso pela contra-porca numa morsa;
    • cuidado com a arruela dentada para que ela não gire no aperto. Se isto acontecer é bom trocar esta arruela;
    • a definição do ajuste final é feita girando o eixo com a ponta dos dedos: giro livre, sem folgas. 

      Fonte: http://www.escoladebicicleta.com.br

      Nota: Para facilitar as coisas para vocês, vamos descrever abaixo as datas referentes as postagens publicadas sobre este curso até a presente data.
      1ª Parte / Início  = 04/03/13
      2ª Parte = 11/03/13
      3ª Parte = 18/03/13
      4ª Parte / Postagem Atual = 23/03/13 

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      Concentração: 06h30m
      Saída: 07h00m
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      Por: Geovane Bezerra 

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