quarta-feira, 6 de março de 2013

MOBILIDADE URBANA

Proposta de mais bicicletas no Centro do Recife ganha apoio.

A notícia da instalação de dez estações de bicicletas para pequenos deslocamentos no Centro do Recife agradou grande parcela dos recifenses. Além dos elogios à iniciativa do Porto Digital, que permite o uso das bikes por 30 minutos entre as estações espalhadas pelo Bairro do Recife, São José e Santo Amaro, o anúncio provocou discussões sobre as alternativas para transformar o caótico trânsito na capital pernambucana. Somente nas primeiras 12 horas, a matéria publicada pelo JC sobre a novidade recebeu mais de 10 mil acessos online e foi compartilhada outras milhares de vezes nas redes sociais.

             Infográfico

Diante a proximidade da inauguração das estações, marcada para o próximo dia 19, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) anunciou que vai avaliar a experiência inicial com o serviço e tomá-la como exemplo para ampliar o alcance da iniciativa. Como a ideia é incentivar a intermodalidade, o desejo da prefeitura é instalar opção de aluguel e bicicletas na Estação Central de Metrô. “É uma solução sustentável de mobilidade urbana. Vamos aproveitar a instalação das estações como modelo para ampliar o serviço. A meta é que a próxima estação seja colocada no metrô para que as pessoas tenham a opção de intercalar os dois modais”, adianta o diretor de projetos da CTTU, Manoel Damasceno.
O secretário estadual de Cidades, Danilo Cabral, destacou o papel da iniciativa privada no desenvolvimento de ações para mobilidade urbana. “O esforço maior na busca por alternativas cabe ao poder público, mas o restante da sociedade também precisa se envolver para potencializar as alternativas. A iniciativa do Porto Digital é extremamente louvável tem valor simbólico. Contribui para a mudança de postura diante dos direitos e deveres dos ciclistas”, analisa.
“A iniciativa do Porto Digital é extremamente louvável tem valor simbólico. Contribui para a mudança de postura diante dos direitos e deveres dos ciclistas”
Secretário estadual de Cidades, Danilo Cabral
O grupo de ciclistas que compõe a Bicicletada, movimento que luta pela valorização das bikes como meio de transporte, também pegou carona na notícia para discutir o aluguel de bicicletas na cidade. “Para mim, é a melhor notícia do ano. Estamos considerando a ideia de aproveitar a novidade para fazer uma vaga viva na Avenida Boa Viagem (Zona Sul do Recife). A beira mar tem ciclovia, mas não há espaço adequado para guardar a bike. A solução poderia ser a instalação de bicicletários e de estações para aluguel de bicicletas semelhantes às que vão funcionar no Centro”, diz o ciclista Felipe Malagueta.


FIQUE ATENTO
O ciclismo anda em alta, por isso fique atento há alguns eventos de ciclismo que irão ocorrer neste mês de março pelo Brasil.


 PARTICIPE
Em breve estaremos realizando mais um cicloturismo dos Amigos do Pedal, desta feita tendo como destino o município de Pesqueira aqui mesmo em Pernambuco. Pedal desenvolvido em ritmo leve. Todos são bem vindos.

FRASE DO DIA

Deus é aquilo que me falta para compreender o que eu não compreendo.
Raul Seixas

Por: Geovane Bezerra 

2 comentários:

  1. Alexandro dos Santos - Gravatá PE7 de março de 2013 às 08:08

    São poucos os blogs de ciclismo que se preoculpam em divulgar alguma atividade ou evento de outros grupos ou de outras cidades, mas neste blog de vocês encontro de tudo e isto é sinal de respeito, primeiro para com nós que acessamos este blog e também com o ciclismo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Bernardo Queiroz Neto - Caruaru PE7 de março de 2013 às 16:20

    Creio que já está mais do que na hora de Caruaru também adotar medidas no sentido de melhorar a a sua mobilidade urbana. á faz algum tempo que se fala aqui em ciclovias e outras providências para melhorar a vida dos ciclistas, mas na prática nada pé feito. Espero que este exemplo do Recife seja seguido mpor aqui.

    ResponderExcluir