segunda-feira, 18 de março de 2013

CURSO DE MECÂNICA DE BICICLETA - 3ª PARTE

Alô galera, aqui estamos de volta com o nosso curso, fiquem atentos as nossas orientações e mãos a obra.


mecânica - prática 3
Ajustes específicos


ajuste de porca e contra-porca
 
Todo e qualquer sistema de ajuste de rolamento que utilize porca e contra-porca segue o mesmo procedimento de ajuste. É fácil, mas é preciso um pouco de paciência, porque não raro é necessário repetir o procedimento algumas vezes, até que o ajuste preciso e definitivo seja alcançado.
É importante notar que, normalmente, entre a porca e a contra-porca há uma arruela de pressão ou dentada. Se houver necessidade de desmontar o sistema, não se esqueça de recolocar a arruela (ou arruelas), tomando cuidado com sua posição correta de trabalho, caso haja uma. Evite que durante o aperto das porcas a ferramenta usada encoste na arruela.
Qualquer rosca - eixo, parafuso, porca ou mesmo arruela - deve trabalhar engraxada. Levemente engraxada. Empastelado ou lambuzado nunca.
Qualidade da rosca e seu ajuste:
Há uma diferença muito grande entre fazer ajustes em um sistema de rolamento de qualidade e outro comum. No sistema de qualidade, a usinagem das roscas é precisa, não há folgas, e basta dar o ajuste (até com os dedos), para então dar o aperto único final com a contra-porca, sem grandes segredos ou problema.
Mas a maioria apresenta folga entre roscas. Por isso só ganham estabilidade quando a contra-porca é apertada e o sistema está preso. Para alcançar o ajuste correto, talvez seja necessário repetir o ajuste algumas vezes.
Outro problema com sistemas de ajuste com porca e contra-porca de baixa precisão é que boa parte não é perfeitamente centrado. É comum que quando girados prendam um pouco em um ponto e em outro apresentem certa folga. O ajuste deve ser dado buscando um meio termo entre o ponto preso e o ponto de folga. Não há outra forma. Aliás há: evitar comprar coisas ruins. O barato sai caro!
Realizando um ajuste em um sistema de porca e contra-porca:
Sempre com a ferramenta exata para o serviço
1. encaixe a chave na porca mais próxima do rolamento e aperte até começar sentir que os rolamentos foram tocados;
2. sem tirar esta primeira chave do lugar, coloque a segunda chave na contra-porca e aperte até que ela prenda a (1ª) porca. Dê um leve aperto; mas não dê ainda o aperto definitivo;
3. retire as duas chaves e gire o sistema para ver como está o ajuste;
4. faça qualquer ajuste - apertar ou soltar o sistema - soltando a contra-porca e dando ¼ de volta na porca. Repita a operação até chegar ao ajuste ideal, sempre girando não mais que ¼ de volta a chave. A paciência será necessária, mas amiga;
5. uma boa forma para simplificar o ajuste é fazer uma marca de alinhamento, tanto na porca como na contra-porca, e guiar o ajuste fino por esta marca;
6. só quando chegar ao ajuste correto é que se deve dar o aperto final, girando as duas chaves uma de encontro a outra;
7. em sistemas que usam eixo com rebaixo especial para arruela dentada é bom que o último ajuste seja o de girar a porca no sentido anti-horário, para aumentar a pressão sobre a contra-porca;
8. É recomendável que depois deste último ajuste seja feito um último teste para ver se o ajuste ficou realmente bom. Gire o sistema com a mão e dê uma chacoalhada para sentir como ficou. 
caixa de direção






 

Quando ajustar?
Com a bicicleta entre as pernas e os pés no chão acione o freio dianteiro e chacoalhe a bicicleta para frente e para trás. Se ouvir um pequeno clic clic, ou notar que a caixa de direção se movimenta ao mesmo tempo, é hora de ajuste.
Tipos de caixa de direção
Há dois tipos de caixa de direção que permitem ajuste:
1. com rosca, que é facilmente identificada por ter uma área sextavada e uma contra-porca;
2. sem rosca, que equipa as bicicletas mais modernas e é a tendência do futuro, onde os parafusos de ajuste se encontram no avanço de guidão.
A diferença técnica entre os sistemas é que o novo, sem rosca, é mais simples de ajustar, e não necessita de ferramentas especiais. É também, em muitos casos, mais leve e menos sujeito a perda de ajuste do que a tradicional caixa de direção com rosca.
Sempre ajuste a caixa de direção com calma
Regulagem:
Caixa de direção com rosca
Ferramentas necessárias: chave de caixa de direção na medida correta (é bem fina para encaixar na bacia de rolamento) e chave para a contra-porca. Evite usar grifo ou alicate. Há alguns modelos de caixa de direção em que o cônico de rolamentos não tem área sextavada e o ajuste é feito com a mão ou com um alicate especial, mas estes são cada dia mais raros.
1. encaixe a chave de caixa de direção na bacia de rolamento e aperte até sentir que o movimento da chave começou a endurecer;
2. sem tirar esta primeira chave do lugar, coloque a segunda na contra-porca e aperte até que ela firme na bacia de rolamento. Dê um leve aperto; NÃO dê ainda o aperto definitivo;
3. retire as duas chaves da caixa de direção;
4. com a bicicleta entre as pernas e os pés no chão acione o freio dianteiro e chacoalhe a bicicleta para frente e para trás. Se ouvir um pequeno clic clic, ou notar que a caixa de direção também se movimenta, é necessário ajustar um pouco mais o conjunto. Repita as primeiras 4 operações;
5. levante a roda do chão e gire o guidão. Caso a caixa esteja muito presa, afrouxe a contra-porca e em seguida solte (sentido anti-horário) ¼ de volta a da caixa de direção. Dê um leve encosto da contra-porca na bacia de rolamentos para fazer novo teste de ajuste;
6. só quando chegar ao ajuste correto faça o aperto final da bacia de rolamento com a contra-porca, girando uma chave no sentido contrário da outra;
7. faça o último teste para certificar-se que está tudo bem: freie e chacoalhe; tire a roda do chão e gire o guidão....
8. Parabéns!
Caixa de direção sem rosca:
Necessário: chave alen 6mm e 4mm.
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Para entender como funciona: o sistema funciona com dois níveis de parafusos: o que está na tampa sobre o avanço de guidão e tem a função de tirar a folga da caixa de direção; e os parafusos que ficam no mesmo avanço e servem como fixação do ajuste.
É simples fazer o ajuste:
1. solte um pouco os parafusos do avanço de guidão, o suficiente para o avanço girar para os lados sem esforço, mas também não completamente solto;
2. aperte ¼ de volta o parafuso de folga que está no meio da tampa sobre o avanço. Faça o ajuste dando ¼ de volta por vez;
3. alinhe o guidão com relação ao eixo da roda;
4. aperte com cuidado, sem muita força, os parafusos do avanço;
5. faça um teste: com a bicicleta entre as pernas e os pés no chão acione o freio dianteiro e chacoalhe a bicicleta para frente e para trás. Se ouvir um pequeno clic clic, ver ou sentir que a caixa de direção se mexe, é necessário apertar mais ¼ de volta o conjunto. Repita as 4 primeiras operações já realizadas até conseguir o ajuste correto;
6. quando alcançar o ajuste correto, dê o aperto final nos parafusos do avanço, mas cuidado para não espanar a rosca;
7. como teste da pressão correta de aperto dos parafusos de fixação do avanço, prenda a roda entre as pernas e tente girar o guidão dando um tranco na manopla do guidão;
8. não é mais necessário qualquer trabalho no parafuso de folga da caixa de direção sobre o avanço.
Atenção para caixa de direção sem rosca: Nunca dê aperto no parafuso de ajuste, sem antes ter soltado os parafusos de fixação que estão no avanço de guidão. 
 

movimento central

Antes do ajuste:
Há dois tipos de eixo de movimento central: o selado (sem ajuste) e os tradicionais.
  • Selado: conjunto com eixo e rolamentos fechados (selados) num cilindro, o que não permite ajustes; mais dois cônicos para fixação na caixa de movimento central. Necessita de ferramenta especial. É a tendência do futuro.
  • Tradicionais: eixo, esferas de rolamentos ou rolamentos, 2 bacias, 1 contra-porca.

    Troca ou montagem do movimento central 

    O lado direito do quadro da bicicleta que recebe o mecanismo do movimento central (lado da(s) coroa(s) da pedivela) tem a rosca invertida, ou seja, a peça entra no sentido anti-horário e sai no sentido horário. No lado esquerdo do quadro a peça correspondente entra no sentido horário e sai no sentido anti-horário (rosca normal).

    Outras informações importantes:
  • a medida do eixo do movimento central varia conforme o tipo de pé de vela ou a medida da caixa de movimento central;
  • a ponta mais curta geralmente é a do lado onde vão as coroas;
  • atualmente está padronizado um tipo de rosca, mas é preciso ter um pouco de cuidado com bicicletas antigas ou estranhas, onde se pode encontrar um sem-número de desenhos de rosca no movimento central;
  • há ainda algumas bicicletas mais baratas nas quais o eixo é embuchado, portanto, não tem rosca e não pode ser ajustado. 

    Atenção - Em breve o curso continua, fiquem atentos.

PLANTÃO DE NOTÍCIAS
Pessoal como já é do conhecimentos de muitos de vocês e como foi  aqui divulgado, na noite de sábado para domingo aconteceu a Primeira Trilha do Bacural promovida pela Turma do Pedal e com o apoio dos Amigos do Pedal. Apesar dos participantes serem ciclistas experientes e estarem devidamente equipados, infelizmente ocorreu um incidente um tanto quanto grave durante o percurso. O ciclista Rincon sofreu um forte tombo durante o pedal, o que acarretou em muitas escoriações e a uma forte pancada na clavícula, além de ter sofrido uma forte torção em um dos punhos. Segundo fui informado o fato se deu devido ao mesmo ter perdido o controle da sua bike e estar em uma velocidade um pouco alta para um pedal noturno. Felizmente o mesmo foi devidamente socorrido e já encontra-se em plena recuperação junto a sua família. Em nome de todos os ciclistas dos Amigos do Pedal desejo a ele uma recuperação rápida e que em breve esteja de volta ao pedal, mas que fique a lição.
NOTA
Ontem, como devidamente programado aconteceu o nosso cicloturismo, tendo como destino a cidade de Pesqueira. Amanhã neste blog você vai ficar por dentro de tudo o que ocorreu neste pedal.

 FRASE DO DIA
As formigas são pequenas, mas elas são um exército quando juntas.
Raul Seixas

Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Valério Travassos - Niterói RJ19 de março de 2013 às 08:02

    Gostaria de esternar o meu apoio ao colega ciclista e diser que quando um fato como este ocorre durante um evento faz-se necessário repensar o modo como estamos pedalando. É verdade que todos nós estamos expostos a sofrer algum tipo de acidente a qualquer hora, principalmente quando participamos de competições ou de treinos, mas na verdade o que acontece normalmente é que com o passar do tempo acabamos por descuidar dos cuidados básicos que tínhamos quando eramos iniciantes no esporte, de qualquer forma vocês todos estão de parabéns pelo evento e não desanimem com este pequeno incidente porque faz parte.

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