segunda-feira, 1 de julho de 2013

ENTENDENDO A LÍNGUAGEM DOS BIKERS

Você já se viu numa roda de amigos onde o assunto é bike e volta e meia alguém fala algo sobre tal peça ou sobre alguma atividades ciclística desenvolvida e você fica ali todo por fora sem saber do que diabos eles estão falando?  Pois bem isto ocorre com muita gente e é mais comum do que se imagina. Cada vez mais as bicicletas estão se modernizando e novas peças e acessórios estão surgindo, sem contar que a linguagem "principalmente dos jovens" está sempre mudado e novas gírias surgem a todo momento, mas existem alguns termos utilizados pelos bikers que existem a muito tempo e ainda são falados no dia a dia e para ajudar você a entender este universo falado por esta postagem foi elaborada. Leiam com atenção e ponham em prática, vai lhe ser muito útil.

Pequeno Resumo em Forma de Dicionário

A

Aerodinâmica: Ramo da Física que estuda o comportamento de objetos diante da força do vento.

Alforje: Bolsas presas ao bagageiro traseiro e/ou dianteiro para guardar os objetos de um cicloturista.

Alloy: Liga. Esta liga no caso de bikes de alumínio contem em sua composição outros elementos químicos além do alumínio, o que confere propriedades mecânicas especificas. A liga pode ser propriedade de cada fabricante ou uma liga comercial.
Colaraboração: Christiano Facchini - Eng. Mecânico / Ciclista

Aro: Peça principal de uma roda em que são presos os raios e onde se colocam os pneus.

B

Bar hand: Suporte de apoio às mãos fixado nas extremidades do guidão. Usado especialmente em bicicletas de MTB, porém é apreciado também por cicloturistas. Tem como objetivo aumentar o desempenho do ciclista em subidas.

Bicicleta: Bi=duas rodas + cicleta(ciclos) - Veículo dotado de duas rodas baseado na propulsão humana para locomoção. Contém um sistema de movimento, chamado de relação, que compreende duas engrenagens com rodas dentadas (catraca e pedivela) ligadas por uma corrente e acionadas através dos giros proporcionados pela força do ciclista sobre os pedais.

Bike Trial: Modalidade descendente do BMX que consiste em realizar saltos em veículos ou monumentos com manobras perigosas.

Blocagem: Peça que serve para dar aperto automaticamente, sem o uso de ferramentas. Utilizada em rodas e no canote do banco.

BMX: Sigla para Bike Mountain Cross. Modalidade surgida nos anos setenta que utiliza uma bicicleta com tamanho aro 20” para a prática de saltos e manobras variadas em halfs, rampas e circuitos especiais. Também conhecido como Bicicross.

Bobs: Consiste em saltar parado e deixar os dois pneus no ar. Quanto maior altura melhor. O pulo deve ser feito sem rampa.

Boss: eixos que são usados para a fixação dos freios v-brake.

C

Câmbio: Dianteiro ou traseiro responsável em conduzir a corrente para cima ou para baixo entre as coroas ou catracas para efetuar a troca de marchas.

Caixa de direção: peça que é acoplada ao quadro para fornecer rigidez e movimentação ao garfo.

Canote: Peça que fixa o selim ao quadro.

Cantilever: Sistema de freios em que as tamancas emborrachadas funcionam em forma de um triângulo. Comum em bicicletas de passeio e MTB.

Capacete: Equipamento de segurança obrigatório para proteção do ciclista em caso de quedas e acidentes diversos. Existe vários modelos e para as mais variadas modalidades. Segundo pesquisas, o capacete reduz o risco de gravidade de um acidente em mais de 80%.

Caramanhola: Reservatório preso a um suporte fixo ao quadro para transportar líquidos em geral, utilizada por atletas de ciclismo, MTB e cicloturismo.

Carambola: Acidente que envolve vários ciclistas em uma competição.

Cassete: Conjunto de coroas encaixado no suporte do cubo.

Catraca: Componente que contém engrenagens e mecanismos para permitir a locomoção do ciclista com a bicicleta.

Ciclo-computador: Equipamento eletrônico com várias funções úteis para o ciclista, como velocidade constante, média, máxima, etc. O aparelho é colocado sobre o guidão com um fio elétrico que transmite os dados vindos de uma base com imã presa no garfo e um outro imã preso na roda. Quando o ciclista pedala, os dois imãs se comunicam (geram sinais elétricos + e -) e o computador interpreta a freqüência destes sinais e determina os dados. Obs: O ciclocomputador deve ser configurado corretamente para o tamanho da roda de sua bicicleta, para que os dados sejam exatos.

Cicloturismo: Mistura de ciclo (relativo à bicicleta) + turismo (passeio). Modalidade esportiva que consiste em usar a bicicleta para viagens. O cicloturismo é praticado no Brasil com, principalmente, bicicletas do tipo Mountain Bike, devido ao conforto e praticidade com as bagagens e estradas mal conservadas. Porém, em países da Europa e Estados Unidos é comum o uso de bicicletas tipo Speed.

Cross Country: Modalidade do Mountain Bike que consiste em usar uma bicicleta com, geralmente, garfo com suspensão dianteira e correr em terrenos íngremes com obstáculos variados de subida, descida, lama, areia, trilhas, etc. Também conhecido pela sigla XC.

D

Dirty Jump: Modalidade descendente do BMX que consiste em executar saltos, partindo de uma rampa, com diversas manobras no ar. As peças de uma bicicleta de Dirty Jump são mais reforçadas que as de bicicross tradicionais.

Doping: Substância química e orgânica proibida em todas as modalidades esportivas. O doping altera o funcionamento normal do organismo, possibilitando entre outras coisas, a anulação do ácido lático (resíduo do trabalho dos músculos), eliminando câimbras e distensões. Os dopings podem ser caseiros ou feitos em laboratórios.

DH ou Downhill: Modalidade do Mountain Bike que consiste em usar uma bicicleta com o garfo e o quadro com suspensão para amortecer impactos em terrenos íngremes mas com apenas descida. Parece simples, mas é a mais perigosa modalidade do MTB. É mais conhecido por DH.

Dual Slalon: Prova de Downhill onde dois bikers disputam em séries o menor tempo de descida de um morro ou montanha.

E

Enduro de Regularidade: É uma modalidade genuinamente brasileira, foi inventada em Belo Horizonte, MG, na década de 70, sendo uma prova para motocicleta baseada no rali de regularidade para carros. Podemos realizar o Enduro de Regularidade para Mountain Bike igual ao de motocicleta, Esta modalidade consiste em seguir um roteiro desconhecido baseando-se em uma planilha e obedecendo as velocidades médias indicadas. Vence a prova o atleta que perde menos pontos e não quem percorre o roteiro em menor tempo.

Ergo Power: Conjunto que compreende manetes de freios e alavancas de troca de marcha. Semelhante ao STI.

F

Firma-pé: Peça extensora do pedal que prende o pé através de uma correia com presilha. Também proporciona mais conformo e mais resistência nas subidas. Usado por cicloturistas e ciclistas amadores de MTB.

Free Ride: Modalidade vinda do Mountain Bike que consiste em realizar manobras variadas em zonas urbanas, como praças, escadas e ginásios.

Free Style: Modalidade também conhecida como Street. Consiste em usar uma bicicleta tipo BMX para realização de manobras variadas em área especial, como ginásios, quadras e praças.

Full Suspension: Bicicleta dotada de suspensão no garfo. Este tipo de bicicleta é usado principalmente em provas de Downhill, Dual Slalon e Four Cross.

G

Gancheira: Suporte metálico que prende o câmbio traseiro ao quadro. Tem como objetivo ser flexível para evitar a perda de performance caso o câmbio sofra algum impacto.

Giro: É a combinação da relação sincronizada com a rotação das pernas para manter uma velocidade constante e proporcionar melhor desempenho no exercício com a bicicleta. É uma mistura de descanso com pedalada. É o segredo de um bom ciclista para resistir a pedalada em longas distâncias.

GPS: Global Positioning System - Aparelho eletrônico que serve para marcar o ponto exato no mundo, através de rastreamento por satélite. Usado em corridas de aventura e cicloturismo.

H

Hard Tail - Significa "rabo duro". Tipo de quadro rígido, sem suspensão, onde os impactos sofridos pela parte traseira são absorvidos pelo garfo.

Hour Concourt - Significa algo como "momento da decisão". Montanha ou serra com alto grau de inclinação e de difícil escalada. Presente em várias etapas do Tour de France, Volta da Espanha e Giro d'Itália. É nesse "momento" que, geralmente, decide-se o vencedor da competição.

Half: Estrutura de concreto em forma de "U", onde pilotos de dirty jump, bicicross e skatistas realizam manobras aéreas diversas. Também conhecido como vertical.

L

Loop: Consiste em fazer um círculo de cabeça para baixo no ar. Manobra realizada em provas de Dirty Jump. Por ser tão perigosa, é raramente executada. Existem dois tipos de loop: o Front Flip (quando o piloto projeta a dianteira) e Back Flip (quando projeta a traseira).

M

Manguito: Peça do fardamento que cobre os braços como se fosse uma manga de uma camisa. Serve para proteção contra o frio em dias de meia estação, podendo ser removido facilmente.

Manopla: peça de borracha, onde o ciclista coloca a mão fica junto ao guidão e quanto mais macia, mais conforto passa a ter o ciclista.

Mesa: Peça presa ao garfo que firma o guidão.

Movimento Central: Conjunto de peças que fixa o pedivela. Tem a função de suportar os impactos sofridos entre o ciclista e a bicicleta. É também conhecido como eixo selado.

Mountain Bike: Modalidade surgida nos anos setenta por um grupo de ciclistas americanos que modificou as bicicletas para encarar trilhas em florestas e reservas ecológicas. O Mountain Bike é um esporte presente nas olimpíadas e pai de modalidades como downhill, four cross, etc. Também conhecido como MTB.

VENHA PEDALAR CONOSCO
 Ponto de encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00m - Saída: 19h20m.

FIQUE POR DENTRO
07/07/13
 
FRASE DO DIA
As formigas são pequenas, mas elas são um exército quando juntas.
Raul Seixas

Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Sandro dos Santos - São Caetano PE3 de julho de 2013 às 13:47

    Muito dos termos aqui descritos eu sempre ouvi falar, mas não tinha a menor ideia até hoje. Valeu pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Geo, agora eu sei de coisas que só ouvia falar, rs.

    ResponderExcluir