sexta-feira, 15 de novembro de 2013

2ª TRILHA DA PROCLAMAÇÃO - PEDREIRA DO IPOJUCA 15/11/13

Hoje pela manhã foi realizada a segunda trilha em comemoração a Proclamação da República, tendo como destino uma pedreira abandonada localizada as margens da Barragem do Ipojuca.

DADOS INICIAIS
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 06h00m
Saída: 06h30m
Guia: Arruda

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
Ainda na concentração aconteceu um fato inusitado, o ciclista Luciano estava acabando de chegar quando ainda clipado escorregou no asfalto o que provocou escoriações em uma das pernas do mesmo e assim ele não teve mais condições de participar da trilha. A equipe foi constituída por oito ciclistas tendo a ciclista Elizângela como única representante da equipe feminina.

PRIMEIROS RELATOS DO PERCURSO
 Seguimos pela PE 166 e depois pelo 1º Acesso que liga esta rodovia a BR 232, próximo a Vila Planalto e mais adiante iniciamos o trajeto pelas estradas de terra.
                            PE 166                                                        1º Acesso                                              Ao fundo BR 232   



PARADA NA BARRAGEM DO IPOJUCA
Fizemos uma breve  pausa no paredão da Barragem do Ipojuca para apreciar a beleza das suas águas, apesar da estiagem. A mesma está com o nível da água bem baixo mas ainda é quem está dando suporte para a Barragem do Bitury, pois a maior parte da água que hoje chega até as torneiras da cidade de Belo Jardim vem desta barragem, uma outra parte vem da Barragem do Bitury e também da Barragem de Tabocas.
 

 CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Ao chegarmos ao nosso destino a visão que tivemos foi a de uma grande vala em forma de caixa formada pelas escavações ali realizadas nos tempos em que a pedreira estava ativa. Hoje o lugar é ideal para apreciação e também para acampamento e rapel já que os paredões de pedra chegam a cerca de 30 metros, mas para a prática do rapel se faz necessário cuidados redobrados pois as quinas  das pedras são bastante amoladas e podem danificar as cordas. Durante uma breve exploração podemos constatar que o lugar é bastante utilizado por adeptos do Candomblé pois achamos muitos vestígios dos chamados "trabalhos ou despachos"  na parte superior do terreno. É realmente um lugar lindo.
 Fotos tiradas na parte de baixo.


 Fotos tiradas na parte de cima.

FATOS E FOTOS DA VOLTA
Apesar da vegetação repleta de arvores com muito espinho, na ida não tivemos nenhum problema de pneu furado no entanto na volta, tivemos três problemas desta natureza como vocês irão conferir abaixo.
 Bike do ciclista Gaudi.

Bike da ciclista Elizângela.

Bike do ciclista Davis.

CHEGADA E ENCERRAMENTO
Chegamos por volta das 11 horas da manhã pelo trecho onde está sendo construído o novo acesso a cidade, para evitar a BR optamos por seguir por esta passagem improvisada ao lado da antiga ponte que está sendo reformada e ampliada.  O encerramento se deu na Avenida Júlia Rodrigues Torres no bairro da Floresta, próximo da residência dos ciclistas Arruda e Elizângela. Os mesmos aproveitaram para ficar em casa e nós aproveitamos que era feriado e depois da trilha fomos nos confraternizar, mas isto é uma outra história. O percurso total foi de 17 Km. Trilha curta e de pouco grau de dificuldade, ideal para iniciantes.

DESTAQUE DA TRILHA
O destaque desta trilha foi a ciclista Elizângela que aos poucos está adquirindo resistência e técnica para ir cada vez mais longe. A  ela os meus parabéns em nome de todos os participantes.

CONVITE
Atenção vocês que gosta de aventura, no próximo domingo tem trilha e você é o nosso convidado. Saia da rotina e venha se divertir com os Amigos do Pedal BJ. O ponto de encontro será na D.R. Bike como de costume e a concentração a partir das 06h00m. O destino será decidido na concentração.

CONFRATERNIZAÇÃO 2013


ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS PELO FACE BOOK
https://www.facebook.com/groups/411493418927001/photos/

 FRASE DO DIA
O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.
Winston Churchill
Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. valeu, muito bom, pena que trabalhei no feriado e não pude ir. Fica pra próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane - Amigos do Pedal BJ16 de novembro de 2013 às 08:13

      Fica tranquilo Roberto numa próxima você irá com certeza.

      Excluir
  2. Geraldo do Santo Antônio16 de novembro de 2013 às 08:17

    Sempre que passo pela pista avisto uma formação estranha em forma de quadrado lá ao longe, mas nunca perguntei a ninguém o que era aquilo, foi muito boom saber que era uma pedreira e que o lugar de perto é tão bonito. Gostaria de saber de vocês se é possível ir até lá de carro?

    ResponderExcluir
  3. Cristiano Bezerra da Silva / COHAB I16 de novembro de 2013 às 08:40

    Pessoal gostei muito das fotos, nunca pensei que tinha um lugar assim aqui em Belo Jardim, Já vi que eu tenho de começar a pedalar com vocês porque sempre que olho este blog me surpreendo com o que vejo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Olha eu conheço muito bem esta região or onde vocês foram e digo o seguinte ainda existe muita coisa a ser explorada ali por perto. Caso vocês sigam por Volta do Rio poderão chegar a Loca dos Ossos e também próximo da pedreira existe uma árvore muito grande que já tentaram queimar mas que resistiu as agressões, vale a pena conferir. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa de se fazer algo em pró daqueles que tanto fizeram por muita gente e que agora só contam com o aquele asilo como lar, ao menos eles tem lá atenção, amor e cuidados o que já é alguma coisa. Conheço o trabalho do Lar dos Idosos de Belo Jardim e sei que é uma instituição séria e que toda a ajuda destinada a ela é sempre bem vinda. Mais uma vez parabéns pela iniciativa e que outros pedais solidários voltem a acontecer no próximo ano, afinal de contas em nosso município existe muita gente e muitas localidades necessitando de ajuda.

    ResponderExcluir