quinta-feira, 5 de junho de 2014

TRILHA DE EXPLORAÇÃO/SERRA DO MOCÓ - 01/06/14

Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 06h30min
Saída: 07h
Equipe: Elaine - Jurandir - Geovane - Amaro - Arielson - Armando - Juracy - Felipe e Sinval
Guias: Geovane e Juracy
Percurso Total: 56 km 
Ida: Serra da Balança Volta: Distrito de Vila Nova

Como já foi citado em postagens anteriores até o presente momento de acordo com a nossa programação mensal de pedais não foi repetido ainda nenhum roteiro de trilhas, mas levando em conta que alguns roteiros terão de ser deixados para trás por motivo de proibição ou por não mais existirem caminhos para pedalar, se faz necessário volta e meia desbravarmos novos trechos e para isto nada  melhor do que uma boa trilha de exploração como foi esta. Ao final do percurso podemos constatar que esta trilha pode nos levar a três destinos diferentes (Distrito de Serra dos Ventos, Distrito de Vila Nova ou o município de Tacaimbó), variando o grau de dificuldade e a distância a ser percorrida mas todas as três opções são boas de se pedalar. Valeu muito a pena ter ter participado desta trilha.. Foi uma ótima trilha onde no início do trecho de exploração contamos com a ajuda inestimável do garotinho Danilo que reside no Sítio Mocó, ele que foi o nosso guia parta de trecho a ser explorado, a ele o nosso muito obrigado e também a todas as pessoas as quais pedimos informações no decorrer desta trilha e que nos foram bastante receptivas. Confiram no nosso grupo lá no face todas as fotos desta trilha.
Saída.

Rodovia PE 166/Sítio Pocinhos.

Serra da Balança.

Serra do Mocó.

Sítio Balança.

INICIO DO TRECHO A SER EXPLORADO
Após chegarmos ao fim da subida da Serra da Balança chegamos a uma bifurcação que faz a divisa entre os sítios Balança e Mocó, tendo a Serra do Mocó situada a nossa direita, seguindo as orientações do garoto DANILO (morador daquela localidade) seguimos pela estrada de barro vermelho em busca de novas aventuras e é isto que vocês irão conferir nas fotos abaixo. Passamos por diversas localidades nesta faze de exploração mas infelizmente perdi o papel com as anotações e por isso não tenho como postar o nome das mesmas, peço desculpas a todos por esta falha.

Danilo (Nosso Guia Mirim).

Sítio Mocó.

 

 

 

 

Explorando Outras Localidades.
 

 

 


DISTRITO DE VILA NOVA
Chegamos a Vila Nova ainda pela manhã e como por lá as opções para lanche são limitadas optamos por seguir adiante e só pararmos no Distrito de Serra dos ventos para lanchar e assim o fizemos. Lembrando a todos que seguido este trajeto que fizemos se chega a Vila Nova mais rapidamente que pelo trajeto original e sofre-se bem menos já que a maior parte do trajeto e composto por retas e descidas.
  

 

TRECHO ENTRE VILA NOVA E SERRA DOS VENTOS
este trecho exigiu um pouco dos ciclistas pois é composto de algumas ladeiras longas e uma ou outra com um bom grau de elevação, sem contar que as estradas são bem movimentadas, mas nada disso nos desanimou, nem o sol que resolveu esquentar a trilha.
 

 

 


HORA DO RANGO
Ao chegarmos em Serra dos Ventos estávamos com o apetite bem aberto e tratamos logo de nos aconchegar no Bar do Galeto, localizado próximo a ETA da COMPESA, lá caímos de boca literalmente num gostoso xerém com galinha e depois de devidamente saciados voltamos ao pedal para a última etapa.
 

 

 

TRECHO ENTRE SERRA DOS VENTOS A E  SEDE DO MUNICÍPIO
Desde Vila Nova os trechos eram todos conhecidos e por isso foi possível programar a parada para o lanche de modo que pudéssemos retomar o pedal a tempo de chegar em Belo Jardim no máximo ao meio dia e assim foi feito. Saindo de Serra dos Ventos optamos por seguir pela Rodovia PE 166 indo pela Vila do Socorro na direção da Serra da Macambira e passando pela frente da Faculdade. 

Vila do Socorro.
 

Rodovia PE 166/Sítios Piaca e Olho D`Água do Tatu.
 

Rodovia PE 166/Faculdade.
 

ENCERRAMENTO
O encerramento se deu na frente da Panificadora Nova Colegial. Com a Proteção Divina chegamos todos sãs e salvos, durante todo o percurso o único imprevisto registrado foi um problema com a bike da ciclista Elaine que a impediu de desenvolver o seu ritmo de pedal, mas mesmo assim ela completou todo o percurso pedalando, sendo mais uma vez um exemplo para todos os demais ciclistas presentes. Desde já quero agradecer a todos os ciclistas que estiveram comigo nesta aventura aproveitar a oportunidade para convidar não só eles mas a todos que se encontrem em condições a se fazer presente no próximo domingo na segunda edição da nossa trilha do Cuscuz que terá como destino o Alto do Moura em Caruaru PE.  Maiores detalhes sobre esta trilha vocês encontrarão no nosso grupo lá no face.
 



NÃO DEIXEM DE CONFERIR
Amanhã se não ocorrer nenhum problema de ordem técnica estaremos disponibilizando aqui no blog uma nova postagem com relatos e fotos do Passeio Noturno realizado na noite de ontem 04/006/14. Fiquem atentos porque vale a pena conferir.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK


Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. Samuel Souto de Itu SP6 de junho de 2014 às 19:25

    Olha manter um cronograma de trilhas desde janeiro até o meio do ano sem repetir nenhum roteiro é algo surpreendente que deve servir de exemplo para todos nós que gostamos de pedalar e que fazemos parte de algum grupo, clube ou associação de ciclismo, parabéns ao líder do grupo e a todos os demais ciclistas pela união e espirito de corpo demostrado, continuem assim e tenham certeza de que a tendência é que o grupo de vocês cresça e se fortaleça cada dia mais. Só lembrando que muitos ciclistas não gostam das trilhas de exploração por serem normalmente desenvolvidas em um ritmo quase de passeio e sem previsão de horário para término mas é este tipo de trilha que ajuda a qualquer grupo a descobrir novas oportunidades de aventuras e neste ponto o grupo de vocês está de parabéns porque volta e meia estão na estrada em busca de novas emoções.

    ResponderExcluir
  2. Por mais que a gente ache que conhece as trilhas ou locais da região, quando se faz uma exploração mais se sabe que tem muito a conhecer. Procuramos sempre sair da monotonia e vez em quando fazemos trajetos diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Ana Clara de São Bento do Una PE18 de junho de 2014 às 17:36

    É isso ai rapazes, sempre haverá algo de novo a ser descoberto, nunca deixem de explorar novos caminhos.

    ResponderExcluir