domingo, 27 de setembro de 2015

CALIBRANDO CORRETAMENTE OS PNEUS

Quando falamos em segurança no pedal normalmente lembramos do uso do capacete, luvas, óculos, manutenção da bike, etc, mas... é o nível de pressão dos pneus? Por acaso alguém já parou para pensar que a calibragem dos pneus tem tudo a ver com segurança? Nesta postagem vocês terão uma boa ideia do que estamos falando. Leiam com atenção e coloquem em prática.



Coloque entre 2 a 5 psi de pressão a menos no pneu dianteiro em relação ao pneu traseiro. isto irá ajudar a aumentar a aderência nas curvas;
Em terreno com cascalho solto ou arenoso, diminua entre 1 a 3 psi em ambos os pneus. Em terrenos de terra firme, faça o contrário, aumente entre 1 a 3 psi;
Evite encher os pneu de sua bike em compressores de postos de gasolina. Eles foram otimizados para utilização com volumes maiores de ar em pressões menores, o contrário do que é utilizado em pneus de bicicleta. Se você pedala com frequência, considere adquirir uma boa bomba de piso. Existem diversos modelos no mercado em todas as faixas de preço. Quanto maior o barril da mesma, mais rápida ela irá encher o pneu e mais precisa será;
 Pressionar os dedos contra as paredes laterais do pneu não é nem de longe a melhor maneira de se medir a pressão de um pneu. Melhor confiar no medidor de sua bomba de piso, ou melhor ainda: adquira um manômetro portátil. Um bom modelo digital de bolso não custa mais do que 50 reais nas boas casas do ramo.
Obs.: Para pneus sem câmara (tubeless), coloque 3 psi a menos sobre o valor da tabela acima.



Tabela de Calibragem
CalibragensDianteiroTraseiro
Mountain.Bikes36 a 40 psi38 a 42 psi
Estrada (asfalto)90 a 100 psi90 a 110 psi
Moutain / Estrada50 a 60 psi50 a 70 psi

Calibragem dos pneus e o aro da roda

Normalmente a calibragem mínima e máxima está marcada na banda lateral do pneu (siga sempre a especificação do fabricante).
Sugerimos as seguintes calibragens para os respectivos modelos:
Aro 26 de 35 a 45 PSI (pressão interna do pneu) (também chamadas “libras”)
Speed de 100 a 120 PSI
Aro 16″ de 20 a 25 PSI
Aro 20″ de 20 a 35 PSI
Como vocês viram calibrar corretamente os pneus da sua bike além de lhe proporcionar maior conforto ao pedalar ainda faz com que a vida útil do mesmo aumente e ainda por cima melhora a sua performance e a sua segurança, então de agora em diante cuidado com a pressão que você vai colocar nos seus pneus, mas caso você ainda esteja com alguma dúvida assista a estes vídeos e tenho certeza que você irá sanar a todas as suas eventuais dúvidas. 


ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.




CARTILHA DO CICLISTA, VOCÊ CONHECE?


Se você ainda não tomou conhecimento do conteúdo desta cartilha que foi lançada pelo Ministério das Cidades no último dia 22 de Setembro por ocasião do Dia Mundial Sem Carro, então clique no link abaixo da imagem e faça o download da mesma no formato PDF. Olha é muito importante saber que nela estão contidos de forma legal os nossos direitos e deveres, por isso vale a pena conferir e por em prática o seu conteúdo.

COMUNICADO
Comunico a todos os internautas e admiradores deste blog que daqui a algum tempo o mesmo irá sofrer algumas alterações visando melhorar ainda mais o seu formato e assim melhorar também a interação com vocês, aproveito a oportunidade para comunicar a todos que o Cicloturismo para a cidade de Cachoeirinha que seria realizado hoje pelo nosso grupo foi cancelado por decisão dos ciclistas presentes no ponto de encontro, hoje pela manhã. Quero aqui registrar que na próxima postagem irei falar sobre os pedais da quita e da sexta a noite e também dos pedais deste fina de semana. 


UTILIDADE PÚBLICA
Manter a cidade limpa é obrigação da prefeitura, mas zelar pela limpeza dela é dever de cada um de nós na qualidade de cidadãos, independente de partido, cor ou religião. Cobrar do prefeito ou da empresa prestadora de serviços que a limpeza e o recolhimento do lixo seja feito de maneira organizada e funcional é fundamental, mas não jogar lixo em via pública e canais, colocar o lixo apenas nos dias e horários determinados em que o carro coletor for passar e não colocar o seu lixo na porta dos vizinhos é muito mais importante do que a sua cobrança, isso porque para você poder cobrar algo de direito, você tem de dar o exemplo. Então antes de sair por ai criticando, pare e se pergunte. Eu estou fazendo a minha parte?


NOSSOS COLABORADORES
Anuncie sua empresa ou o seu serviço aqui no blog e veja as suas vendas e a procura pelos seus serviços aumentarem, afinal de contas hoje o undo gira em torno das redes sociais. 
   
   
 

Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Edvaldo Cunha - São Bento do Una PE5 de outubro de 2015 às 22:05

    Agradeço muito a vocês por esta postagem pois me tirou inúmeras dúvidas sobre calibragem de pneus e não só de bicicleta porque acho que este conteúdo se aplica muito bem a pneus de moto e de carro. parabéns.

    ResponderExcluir