sábado, 12 de setembro de 2015

REGRAS E RECOMENDAÇÕES DO GRUPO

O Grupo Amigos do Pedal apesar de não ser um grupo de ciclismo formalmente constituído e mesmo sendo composto em sua grande maioria por ciclistas amadores, desde o início os seus fundadores se preocuparam de elaborar regras que dessem rumo ao mesmo quando do passar dos anos. Apesar de uma certa relutância por arte de alguns ciclistas em seguir regras "de um modo geral" as mesmas foram bem aceitas pela maioria e devidamente estabelecidas no grupo ao longo do tempo, porém com o passar dos anos vimos que se fazia necessário uma revisão  e uma adaptação das regras a realidade do grupo, sendo assim depois de muita conversa a versão anterior que continha 10 regras de conduta, 04 regras de segurança e 08 recomendações foi devidamente revisada e agora estará disponível aqui no blog para o conhecimento de todos os nossos ciclistas. Espero eu Geovane, que cada um procure fazer um esforço para cumprir as mesmas para o bom andamento das nossas atividades e também para mantermos a unidade e o espírito de corpo do grupo.

Capítulo 01
REGRAS GERAIS

1ª – Respeito individual e coletivo, sempre.
Todos os ciclistas que fazem parte deste grupo têm de em primeiro lugar ter respeito próprio e depois respeitar os seus amigos de grupo, a natureza e também as pessoas e as localidades ou instituições por onde passar. Esta regra também se aplica a escolha religiosa, partidária e também sexual de cada um, assim como a etnia.
2ª – Ninguém deve ficar para trás.
Esta regra aplica-se a todos os tipos de pedal, principalmente nas trilhas e passeios noturnos.  Na qualidade de grupo todos devem iniciar o pedal juntos e terminar da mesma forma.
3ª – Embriaguez zero.
É terminantemente proibida a participação de qualquer pessoa em qualquer tipo de pedal se a mesma estiver apresentando estado de embriaguez.  Já o consumo de bebidas alcoólicas por parte dos membros do grupo durante os pedais só é permitido em pequena quantidade e se não houver a presença de nenhuma criança ou adolescente no referido pedal.

Capítulo 02
REGRAS DE CONDUTA

1ª – Pedalar em conformidade com as leis vigentes.
Fora do grupo cada um é livre para pedalar da forma que quiser, porém na qualidade de membro deste grupo e estando participando de qualquer atividade do mesmo, todos deve pedalar respeitando as leis, isso inclui respeito à sinalização, aos demais usuários das vias, os pedestres e também nunca pedalar na contramão.
2ª – Nada de algazarra e palavrões.
Contar piadas, sorrir descontraidamente e até mesmo pequenas brincadeiras é algo saudável e faz parte da boa convivência entre os membros, contudo todos os excessos devem ser abolidos, desta forma não é permitido baderna e nem tão pouco o uso de palavrões em qualquer tipo de pedal realizado pelo grupo.
3ª – Nunca adentrar em nenhuma propriedade sem a devida autorização.
Esta regra deve ser aplicada por todos, mesmo quando estiverem pedalando sozinhos. Para a sua segurança quando estiver pedalando por lugares que não conheça e venha a se deparar com alguma porteira, antes de adentrar naquela propriedade procure primeiro localizar alguém da mesma ou da vizinhança para saber se é permitido ou não a passagem por ali e também o banho (se na propriedade passar alguma cachoeira ou existir algum riacho ou lagoa).
4ª – Nada dever ser colhido ou trazido para casa sem ordem.
Não é permitido a nenhum ciclista do grupo colher qualquer tipo de planta ou de fruta de qualquer propriedade sem a permissão do proprietário ou de algum funcionário do lugar.

Capítulo 03
REGRAS DE SEGURANÇA

1ª – Fazer uso de equipamentos e acessórios de proteção sempre.
Fora do grupo cada um é livre para pedalar da forma que desejar, mas quando estiver participando das atividades do grupo todos devem zelar pela segurança (individual e coletiva) e por isso o uso dos acessórios e equipamentos de segurança é obrigatório, no mínimo capacete e luvas.
2ª – Seguir o planejamento.
Planejar o pedal é algo fundamental, porém para o sucesso do pedal todos devem seguir o planejado, caso contrário pode ocasionar a dispersão de boa parte da equipe ou mesmo a divisão da mesma em dois ou mais subequipes, o que diminui a segurança, já que o ideal é deixarmos em rascunho em casa dos prováveis lugares a serem pedalados.
3ª – Respeitar as regra do grupo e as determinações dos líderes.
Para que ninguém venha a se perder ou mesmo a se meter em encrenca é fundamental seguir as determinações dos líderes, desta forma ninguém deve pedalar a frente do ciclista que está servido como guia ou como batedor porque é ele quem vai determinar o ritmo e a direção do pedal, seja em passeios ciclísticos ou nas trilhas, da mesma forma todos devem sinalizar e gritar o lado que vai passar quando for ultrapassar um amigo num pedal, também devemos sinalizar para os demais a existência de buracos ou outros obstáculos.

Capítulo 04
RECOMENDAÇÕES
1ª – Antes de se iniciar qualquer atividade física é recomendável uma avaliação médica que deve se repetir no mínimo uma vez por ano e isto se aplica também a nós ciclistas.
2ª – O uso de roupas que não são adequadas a pratica do ciclismo, além de desconforto, pode vir a prejudicar de algum modo a sua saúde e o seu desempenho, então usar roupas apropriadas e confortáveis sempre.
3ª – Nunca se deve praticar qualquer atividade física sem antes se alimentar, desta forma nunca saia de casa para pedalar sem antes ter se alimentado adequadamente.
4ª – A hidratação é de suma importância em qualquer atividade física, então sempre leve com você um recipiente térmico com água ou uma mochila de hidratação para se hidratar durante o pedal.
5ª - É recomendável informar aos familiares o destino ou se possível o roteiro planejado, seja em Passeios Ciclísticos, em Trilhas de MTB ou em Cicloturismo. Isto facilitará bastante à chegada do socorro, se necessário; da mesma forma devemos manter conosco nos pedais uma pequena lista com telefones úteis em caso de alguma emergência. 
6ª – É recomendável que cada ciclista procure fazer exame de classificação sanguínea para saber qual é o seu tipo sanguíneo e afixar com adesivo o seu tipo sanguíneo no capacete ou mesmo bordar ou pintar o mesmo nas suas roupas de ciclismo. Você pode ainda tatuar o mesmo em alguma parte visível do corpo.
7ª – Procurar acrescentar a agenda do seu celular os números do Hospital Local, do Corpo de Bombeiros, do SAMU (se houver) e da Polícia (militar ou civil) para que em caso de emergência, solicitar ajuda mais rapidamente.
8ª – Respeite sempre os seus limites. Se não estiver em condições de prosseguir, pare descanse e se for necessário não prossiga. Não se esforce além do que pode, pois nem sempre os outros ciclistas poderão lhe ajudar adequadamente.

OBSERVAÇÃO – Estas regras e recomendações não são impositivas, mas antes, de caráter preventivo e de orientação, e servem para manter a unidade e a integridade moral e física de cada membro, assim como, zelar pelo bom nome do grupo como um todo junto a sociedade e por isso devem ser seguidas por todos sem exceção, dos fundadores aos novatos.

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.



NOTA
Mesmo tendo regras e recomendações submetidas ao debate entre os ciclistas do grupo é comum que com achegadas de novos ciclistas e com o passar do tempo dúvidas venham a surgir e assim também divergências entre sta ou aquela regra ou recomendação, por isso gostaria de pedir encarecidamente que por gentileza você que faz parte dos Amigos do Pedal ou você que não é membro do grupo mas que costuma pedalar conosco, deixe aqui no blog a sua opinião a respeito desta postagem ou se desejar façam isto lá no nosso grupo virtual no Facebook. Eu Geovane agradeço desde já a todos que expuserem a sua opinião porque é através dela que novas alterações nestas regras e orientações poderão vir a acontecer. Só lembrando que os interesses do grupo deve vir sempre acima dos nossos interesses pessoais. 

VENHA PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL
Você é o Nosso Convidado Especial

PEDAIS COMEMORATIVOS PROGRAMADOS
Segue abaixo os cartazes dos pedais festivos ou comemorativos programados para este mês de setembro. Todos são bem vindos a pedalar conosco, basta ficar atento as orientações em relação a classificação dos pedais.


NOSSOS COLABORADORES
Faça como eles, anuncie o seu produto, serviço ou empresa aqui neste blog e tenha a certeza de que a sua marca vai ser vista por milhares de pessoas mundo a fora. Anúncios sem burocracia a um precinho camarada. Venha fazer parte da Família Amigos do Pedal.
  
  
 


Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de setembro de 2015 às 20:36

    Alô galera do grupo, pelo Amor de Deus, comentem a postagem, afinal de contas ela tem haver diretamente com o dia a dia do nosso grupo e dos nossos pedais e não creio que ninguém tenha nada a escrever, seja para concordar, seja para dar sugestões ou para fazer alguma crítica (construtiva);

    ResponderExcluir