sábado, 5 de setembro de 2015

FELIZ DIA DA INDEPENDÊNCIA

Fonte: Imagens do Google.
Esta semana nós brasileiros estamos comemorando a Semana da Pátria e na próxima segunda-feira estaremos comemorando o Dia da Independência, a mais importante data dentre as demais datas festivas. No texto abaixo vocês poderão saber um pouco mais sobre este fato histórico e também conhecer em detalhes o significado do Hino Nacional Brasileiro, já que o mesmo foi escrito numa linguagem muito complicada para o entendimento da maioria dos brasileiros. Espero que gostem da postagem e desde já fica aqui o meu convite em nome do grupo a todos que gostam e tem o costume de pedalar a se juntar aos nossos ciclistas na 4ª Pedalada da Independência que acontecerá no próximo domingo dia 06/09/15 e terá como destino o distrito de Xucuru, mas atenção este não é um pedal para iniciantes pois tem trechos bastante técnicos várias subidas longas e íngremes além de uma quilometragem um tanto longa, em torno dos 60 km. Vamos a postagem.

Independência do Brasil

História da Independência do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, História do Brasil Império, Dia da Independência, transformações políticas, econômicas e sociais, dependência da Inglaterra no Brasil.

Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

                   Bandeira do Brasil Império                               Bandeira do Brasil Atual
     Primeira bandeira brasileira após a Independência.



VOCÊ CONHECE O HINO DA INDEPENDÊNCIA?
Se você não conhece este belíssimo hino, assista este vídeo o sinta despertar dentro de você o patriotismo, se por acaso você já conhece, escute e cante para os seus parentes e amigos com muito orgulho.


ENTENDENDO O HINO NACIONAL BRASILEIRO
O Hino Nacional do nosso Brasil é um dos mais lindos, senão o mais lindo do mundo, mas boa parte da nossa população infelizmente não sabe cantar o mesmo e a grande maioria, mesmo aqueles que conhecem a letra e sabem cantar o hino, não sabem o significado de muitas palavras nele contido devido a linguagem utilizada pelo autor, por isso segue abaixo um belo texto explicativo onde vocês poderão aprender o significado destas palavras complicadas e repassar este conhecimentos para os seus amigos, parentes e para os seus filhos e netos no futuro. Vamos ao texto:

O Hino Nacional Brasileiro, símbolo de exaltação à pátria, é uma canção bastante complexa. Além de possuir palavras pouco usuais, sua letra é rica em metáforas. O texto segue o estilo parnasiano, o que justifica  a presença de linguagem rebuscada e de inversões sintáticas, que dificultam a compreensão da mensagem. Assim, a priorização da beleza da forma na elaboração do hino fez com que a clareza ficasse comprometida. 

Você, que já sabe cantar o hino nacional, conhece-o pela melodia e musicalidade ou pelo sentido que a mensagem representa? A maioria das pessoas, apesar de ter domínio da letra, desconhece seu significado. Veja a seguir o hino nacional. Observe as palavras em destaque e suas definições em parênteses. É provável que você se surpreenda com as informações que sempre proclamou, sem, de fato, estar ciente disso.

Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas (calmas, tranquilas, serenas)
De um povo heroico o brado (grito, clamor) retumbante(que ressoa, ecoante)
E o sol da liberdade (independência), em raios fúlgidos(brilhantes, luminosos),
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido (admirável, grandioso),
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras (cintilas, brilhas), ó Brasil, florão (ornato, enfeite) da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Se o penhor (direito) dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte (com nossa firmeza),
Em teu seio (interior, âmago), ó liberdade,
Desafia o nosso peito (coração) a própria morte!
Do que a terra, mais garrida (vistosa),
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada,
Idolatrada (adorada, venerada, amada),
Salve! Salve!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido (brilhante, resplandecente)
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso (belo) céu, risonho (repleto de promessas) e límpido (claro),
A imagem do Cruzeiro (constelação Cruzeiro do Sul)resplandece (brilha).
Brasil, de amor eterno seja símbolo
lábaro (bandeira) que ostentas (exibes) estrelado,
E diga o verde-louro (amarelo) dessa flâmula(bandeira)
- Paz no futuro e glória no passado.
Gigante pela própria natureza (desde que nasceste),
És belo, és forte, impávido (destemido) colosso(gigante)
E o teu futuro espelha (refletirá) essa grandeza.
Mas, se ergues da justiça a clava (arma) forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Terra, adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil (generosa),
Pátria amada,
Brasil!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada / Música: Francisco Manuel da Silva 

Saiba mais:

Sobre os autores
Joaquim Osório Duque Estrada nasceu em Pati do Alferes (RJ) em 1870 e faleceu em 1927, no Rio de Janeiro. Além de atuar como professor do Colégio D. Pedro II e da Escola Normal, foi poeta e crítico literário.
Francisco Manuel da Silva nasceu em 1795 no Rio de Janeiro, onde faleceu em 1865. Dedicou-se à música desde a infância, fundando a Sociedade Beneficente Musical e o Conservatório de Música do Rio de Janeiro. 
                                
Estilo do texto
Trata-se de um texto parnasiano, que privilegia a forma mesmo com sacrifício da clareza da mensagem, gerando dificuldades de compreensão. Para isso, colaboram o preciosismo vocabular e as frequentes inversões da ordem do discurso, tão ao gosto dos acadêmicos do final do século XIX, mas distantes do universo das gerações atuais.

Parnasianismo e Romantismo
Sabe-se que a forma do poema é rigorosamente parnasiana, porém o seu conteúdo é romântico, inserindo-se nas propostas dessa escola literária no que se refere à exaltação ufanista. 

Canção do Exílio
Na segunda parte do hino, os trechos que estão entre aspas foram extraídos do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

300 anos sem hino
Desde o descobrimento, o Brasil demorou mais de 300 anos para ter um hino. Em 1831, Francisco Manuel da Silva compôs a melodia. A letra veio 91 anos mais tarde. Após várias opções não terem sido aprovadas pelos portugueses, em 1922, o presidente Epitácio Pessoa declarou o texto de Osório Duque Estrada como letra oficial do hino nacional brasileiro.

50 versos
A  letra do hino nacional possui ao todo 50 versos, distribuídos em duas partes rigorosamente simétricas, tanto na métrica como no ritmo.


CURTA O HINO NACIONAL
Você ai que leu esta postagem assim como uma boa parte da população brasileira talvez só escute o nosso hino em cerimônias e competições desportivas ou por ocasião de datas comemorativas ou festivas, infelizmente no dia a dia isso é pouco comum e com isso o patriotismo acaba passando despercebido. Nos meus tempos de criança o era obrigatório a execução do Hino Nacional antes do início das aulas, todos os dias em todas as escolas e os alunos tinham de cantar, da mesma forma todas as emissoras de rádio abriam e encerravam a sua programação com a execução do Hino Nacional e se não estou enganado as Emissoras de TV tinham de executar o hino no encerramento das suas atividades ou da sua grade de programação. Infelizmente isso não acontece hoje, mas nós dos Amigos do Pedal vamos dar uma forcinha a você que tem dificuldade em cantar o nosso tão lindo hino. Vamos lá, ouça e cante com orgulho de ser brasileiro.


E AGORA QUE TAL COMEMORAR O DIA DA INDEPENDÊNCIA PEDALANDO?
Para comemorar esta data tão importante para o nosso país e para todos nós brasileiros no próximo domingo véspera do feriado os Amigos do pedal estraá realizando a quarta edição da Pedalada da Independência, que terá como destino o distrito de Xucuru. Sem taxa e sem inscrições. Todos os participantes terão direito a lanche e almoço grátis, lá em Xucuru. Mas atenção! Não será permitido a participação de ciclistas iniciantes ou que se encontrem afastados do pedal por longo período, devido ao grau de dificuldade do pedal. Se você encontra-se em condições, junte-se a nós. Mas vamos atentar para o horário de chegar no ponto de encontro para não atrasar a saída.

QUER PEDALAR COM OS AMIGOS DO PEDAL?
No nosso grupo todos são bem vindos, sejam ciclistas iniciantes, ciclistas experientes, amadores ou profissionais, homens, mulheres, crianças, adolescentes ou idosos, todos tem lugar aqui. A única coisa que cobramos de todos é o respeito primeiramente a si próprio (sabendo respeitar os seus limites) e o respeito aos seus amigos de pedal e as regras do grupo, no mais é só diversão e muitas aventuras. Saia da rotina praticado um esporte saudável para o corpo e a mente. Confira abaixo a programação oficial de pedais para este mês de setembro. Só lembrando a todos que todas as quartas a noite o grupo realiza Passeios Ciclísticos (agora com a apoio da Polícia Militar), também todas as sextas a noite são realizadas trilhas de MTB, estes pedais noturnos saem de frente da loja D.R. Bikes ali no Centro, já aos domingos e feriados o grupo realiza Trilhas Matinais de MTB e Passeios Ciclísticos Comemorativos, Cicloturismo e muito mais, tendo como ponto de encontro e saída o prédio da Prefeitura de BJ na antiga Siqueira Campos. Escolha uma data e venha pedalar conosco.


ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.


UTILIDADE PÚBLICA
O Inverno está terminando e a Primavera bate as nossas portas e com ela vem ai muito calor e tempo seco com baixa umidade, desta forma temos de tomar maiores precauções para desenvolvermos os nossos pedais sem maiores consequências, mas também é mais do que necessário economizar e evitar o desperdício de água. Como todos puderam comprovar as chuvas que caíram não foram suficientes para acumular grandes volumes de água nas barragens que abastecem o nosso município e por isso o racionamento de água continua na cidade, mas apenas o racionamento não é suficiente para garantir que a água continue a chegar nas nossas torneiras até a chegada das tão esperadas trovoadas de verão, por isso é mais do que necessário, e uma obrigação de cada um de nós economizar e evitar o desperdício deste líquido tão precioso que é a água. Faça a sua parte.


COLABORADORES DO BLOG
Quero aqui agradecer a todos os nossos colaboradores que confiam no nosso trabalho e anunciam aqui as suas empresas ou serviços, quero também os parabenizar por fazer o nosso Brasil crescer, cada um do seu jeito e com o seu trabalho da a sua contribuição para fortalecer o nosso país. A todos o meu muito obrigado. São eles:









Por: Geovane Bezerra

6 comentários:

  1. Jurandir M. Dias - São José do Egito PE5 de setembro de 2015 às 17:01

    Parabéns pela postagem, conteúdo mais do importante e postado em momento mais do que oportuno o que mostra uma grande visão por parte do administrador ou da equipe de edição. Achei os textos de muito boa qualidade e quero aqui deixar os parabéns aos autores e aos sites de origem. Espero poder conferir em breve as fotos deste pedal que vocês postaram o convite ai no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de setembro de 2015 às 19:58

      Caro Jurandir, em nome do grupo quero agradecer o seu comentário e dizer que se não o respondi antes é porque não tive tempo, mas é muito bom saber que estamos acertando, digo estamos porque mesmo sendu apenas eu a administrar o blog para o sucesso é necessário um bom trabalho em equipe e é claro o acesso de vocês. Muito obrigado e continue nos prestigiando.

      Excluir
  2. kayo Martins Santos - Bezerros PE5 de setembro de 2015 às 22:58

    Quero parabenizar o responsável por este blog pelo belo exemplo de patriotismo, isso anda meio em falta entre nós brasileiros. Em relação ao segundo texto que explica o hino só posso dizer que o mesmo me tirou dúvidas que eu trazia comigo desde de minha infância, sei que assim como eu muita gente não é chegado a consultar um dicionário ou quando o fazem não sabem bem como pesquisar, por isso esta postagem como um todo está ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de setembro de 2015 às 20:05

      kayo só tenho a agradecer o seu comentário e dizer que apesar de todos os problemas do meu Brasil EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E COM MUITO AMOR, e por isso adoro ouvir o Hino Nacional e todos os demais hinos. Obrigado pelo acesso e pelo comentário.

      Excluir
  3. Uma admiradora de Xucuru8 de setembro de 2015 às 14:35

    Gostei muito da postagem mas confesso que não vejo a hora de ver a próxima que com certeza deve trazer as fotos de vocês aqui em Xucuru. Um abraço para todos os gatinhos deste grupo e parabéns pela força de vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de setembro de 2015 às 20:11

      Cara admiradora, como demorei muito a responder o seu comentário tenho certeza de que você já viu a próxima postagem e conferiu todas as fotos. Obrigado pelo seu comentário e continue acessando o nosso blog.

      Excluir