terça-feira, 8 de setembro de 2015

PEDAIS DA SEMANA DA PÁTRIA

A primeira semana do mês de setembro aqui no Brasil é também denominada de Semana da Pátria. No decorrer da mesma várias atividades acontecem em todas as regiões para comemorar a Independência do Brasil que é comemorada no dia 7 de Setembro.
Como de costume os nossos ciclistas fazem questão de sempre que possível valorizar as datas comemorativas,e festivas que acontecem no nosso país, nesta Semana da Pátria aconteceram vários pedais que contaram com um número muito bom de participantes. Nesta postagem vocês poderão conferir um resumo de como foram estes pedais e se inspirar para quem sabe mais adiante se juntar a nós em alguma destas nossas aventuras. Agora sem mais nem longas, vamos a postagem.

 

Domingo 07/09/15 - Trilha Bica do Bitury
Inicialmente não estava programado nenhum pedal para esta data, já que a trilha em comemoração ao Dia da Independência aconteceu no domingo dia 06, mas no decorrer da semana algumas garotas do nosso grupo se mostraram interessadas em fazer um pedal leve neste feriado e assim ficou acertado, porém a hora marcada chegou e nada delas aparecerem, sendo assim apenas eu Geovane e o meu amigo Zé Carlos participamos deste pedal que teve um percurso total de 32 km.
  
  
  
   

 

Sábado 06/09/15 - 4ª Pedalada da Independência/Xucuru
Devido ao fato do feriado do Dia 7 de Setembro cair numa segunda-feira o que ocasionou um ótimo feriadão, muitos ciclistas do nosso grupo que haviam demonstrado interesse em participar deste pedal optaram por viajar com a família, os que aqui ficaram decidiram em comum acordo que seria melhor realizar esta trilha no domingo, assim todos teriam a oportunidade de fazer o que quisessem no feriado, e assim foi feito.




Relatos e Fotos Iniciais
O ponto de encontro e de concentração foi na frente da prefeitura e da D.R. Bikes. Inicialmente a saída desta trilha estava programada para acontecer as 06:30 mas devido a uma coisa que está precisando ser abolida no grupo saímos as 07:00 iniciamos o mais tradicional pedal do nosso grupo. Nesta postagem vocês terão um resumo bem detalhado de como foi este belo pedal. A equipe desta trilha foi composta por 43 ciclistas e o percurso total foi de 61 km. Gostaria aqui parabenizar e agradecer a presença dos ciclistas Robby Moreira (Caruaru - PE), Henrique Elias (Olinda - PE) e também um ciclista de São Bento do Una - PE, o qual infelizmente não me recordo no momento o nome. A presença de ciclistas de outras cidades neste pedal só nos alegra e demonstra que estamos no caminho certo. A todos que participaram muito obrigado. 

Fotos da Concentração/D.R. Bikes
  

Fotos da Concentração/ Prefeitura
  
   

Fotos da Saída
  
   

 

Relatos do Início da trilha
Levando em conta a temperatura e a umidade relativa do ar este ano o trajeto tradicional com ida pela Serra da Jurema e a volta por Serrinha foi alterado. Visando diminuir o grau de dificuldade o trajeto deste ano foi o seguinte: Ida pelo Sítio Grutas e volta pelo Sítio Água Branca(Sanharó - PE),Todos os ciclistas que participaram da trilha aprovaram as alterações, mesmo tendo de encarar uma subida íngreme com uma elevação de 1.050 metros e alguns trechos técnicos no trajeto. Vale deixar registrado que este novo trajeto passa por estradas cercadas de muitas árvores, as margens da mata do Bitury e com isso os ciclistas dispõem de muita sombra e ar puro para os ajudar na pedalada.

Fotos do Trajeto
  
   
  
  

Relatos do Pedal em Xucuru
Apesar do atraso na saída e das dificuldades do percurso chegamos no Distrito de Xucuru cedo, por volta das 09:20 da manhã. Assim que chegamos fomos muito bem recepcionados pela população local e é claro pelo nosso anfitrião, o nosso amigo Claudemir Claudino, ele que não mede esforço para nos ajudar sem nunca nos pedir nada em troca. Fica aqui os nossos agradecimentos ao mesmo e ao povo de Xucuru. Depois de todos reunidos os ciclistas seguiram em passeio rumo ao Sítio Palha ou Rua da Palha onde seria servido o lanche. Muita fruta e também refrigerante, suco , iogurte, achocolatado e muito mais estava a disposição dos nossos ciclistas. O lanche se deu no prédio da Academia das Cidades, que foi uma conquista do nosso amigo Claudemir na qualidade de vereador. Fica aqui os nossos agradecimentos ao mesmo e a todas as pessoas envolvidas que trabalharam duro para não deixar faltar nada para nós.
  
  
  
  
  
   
  

 

Hora do Rango
Assim como em anos anteriores depois do breve passeio e do lanche a grande maioria dos ciclistas participantes do pedal tratam de desfrutar de um saboroso e reconfortante almoço para depois retomar a trilha. Este é o ponto alto deste pedal onde todos nos reunimos para confabular sobre os acontecimentos ocorridos no trajeto até aqui e para acertar os detalhes da volta, mas antes de tudo para comer e comer bem. Quero aqui parabenizar as pessoas responsáveis pelo preparo da comida que agradou a todos e agradecer mais uma vez a cada um envolvido no preparo deste almoço e também do lanche em especial o nosso amigo Claudemir. Já ia esquecendo de dizer que banho aqui não foi problema pois havia um chuveirão a disposição de todos. 
  
   
  
   

Iniciando a Volta
Depois de bem alimentados tratamos de nos despedir do Claudemir e de todos que trabalharam em mais esta bela recepção e depois de pousar para a foto oficial os ciclistas se dividiram em duas equipes, uma equipe liderada pelo ciclista mano seguiu rumo ao Sítio lagoa de Pedra encarando a subida da Ladeira do Macaco (só ara os ciclistas Top de Linha) e os demais voltaram junto comigo (Geovane) por Jenipapo de Sanharó.
  
  

Flagrante de Acidente
Quando estávamos pedalando pela rodovia que está sendo construída entre sanharó e Xucuru, já nas proximidades da divisa dos municípios de Belo Jardim e sanharó nos deparamos  om um veículo tombao as margens da rodovia no sentido Xucuru, ao nos aproximar ficamos sabendo que havia apenas o motorista no veículo na hora do acidente e que o mesmo deu um cochilo ao volante. Segundo as pessoas que o ajudaram o mesmo teve apenas pequenas escoriações. Vale lembrar que segundo relatos o motorista é um senhor de mais de 80 anos. Depois de saber que nada de mais grave aconteceu retomamos o nosso pedal.

Relatos Finais da Trilha
Para recuperar as energias gastas na subida da Serra da Balança (Xucuru) que aconteceu em pleno meio dia ao chegarmos na localidade de Jenipapo (Sanharó) paramos para mais uma rodada de lanche. Aqui a equipe se dividiu em duas, uma que teve o ciclista Samarone como líder seguiu primeiro e a outra da qual eu fiz parte seguiu depois. Ao chegarmos no povoado de cavalo Morto parte da minha equipe ficou para tomar umas cervejas e eu e os demais seguimos para casa. Apesar de alguns pneus furados e outros pequenos imprevistos foi um ótimo pedal onde todos souberam respeitar os seus limites e os dos amigos, como deve ser sempre. Fica aqui os meus agradecimentos a todos e os meus parabéns ao grupo como um todo.
  
   

Encerramento da Trilha
Como os ciclistas se dispersaram ao longo da volta ao final da trilha apenas um pequeno grupo chegou até o ponto de largada para encerrar oficialmente o pedal, eu Geovane fiz parte deste grupo, quero registrar que foi o melhor pedal do ano. Este pedal sempre atrai um bom número de participantes, na primeira edição lá no ano de 2012 foram 54 ciclistas, na segunda edição em 2013 foram 45 ciclistas, já na terceira edição no ano de 2014 foram 51 ciclistas e este ano de 2015 foram 43 ciclistas a participar. A todos, parabéns e muito obrigado. Que venha 2016.
  

Quinta-feira 03/09/15 - Passeio Noturno Alternativo
Como todos que acompanham as nossas aventuras os passeios noturnos acontecem normalmente todas as quartas, mas as vezes são realizados outros em outros dias da semana por sugestão da galera do grupo e este foi o caso aqui. Participaram deste passeio 08 ciclistas e o percurso total foi de apenas 9,5 km, mas foi um pedal muito legal.
  
   

Quarta-feira 02/09/15 - Passeio Noturno Tradicional
Bem vindos a mais um excelente pedal noturno. A equipe deste passeio foi composta por 40 ciclistas de várias idades e de ambos os sexos. Durante os 17 km de percurso nenhum incidente aconteceu e para a segurança de todos os participantes, mais uma vez contamos com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco que disponibilizou uma viatura para fazer a escolta dos ciclistas. Fica aqui os nossos agradecimentos ao Comandante do 15º MPB de BJ pela parceria.
É bom citar que apesar deste passeio das quartas acontecerem quase que do início da fundação do grupo as vezes por comodismo, outras vezes por fatores alheios ao grupo o número de participantes cai bastante, porém nas últimas semanas um bom número de ciclistas se dispuseram a participar.  Quero aqui parabenizar o nosso ciclista que também é atleta o Alvanir, ele que fez todo o percurso a pé correndo e completou todo o percurso numa boa. 
  
  
   
   
   

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK
Clicando neste link vocês terão acesso direto ao nosso grupo no face e lá poderão conferir todas as fotos que foram tiradas nos nossos pedais do dia a dia. Clique e confiram porque vale a pena.


  E AI GOSTARAM DO QUE VIRAM E LERAM?
Se você gostou do que viu aqui nesta postagem e por acaso sentiu vontade de pedalar então não fique só na vontade, pegue sua bicicleta, de uma boa arrumada nela e venha se juntar a nós. Não importa se a sua bike é nova, velha, tipo barra circular ou barra forte, se você é jovem ou já tem alguns anos de estrada, o importante é a sua vontade de sair da rotina praticando um esporte saudável para o corpo e a mente e é isso que lhes oferecemos aqui nos Amigos do Pedal. Confira abaixo a programação oficial de pedais para este m~es de setembro e escolha um que lhe agrade, depois é só se chegar que será muito bem recebido. Só lembrando que os passeios e as trilhas noturnas sempre tem início as 19:30 e o ponto de encontro e de saída é da frente da loja D.R. Bike, já as trilhas matinais e os pedais comemorativos saem sempre de frente do prédio da prefeitura, normalmente as 06:30 ou em horários previamente divulgados com antecedência. 

UTILIDADE PÚBLICA
Pessoal venho aqui a público apelar para o bom censo de todos no sentido de continuarmos a economizar água e a evitar todo tipo de desperdício deste líquido tão precioso, que nos dias atuais já está em falta para muita gente em todo o planeta. Algumas pessoas mal informadas ao verem as belas fotos aqui postadas onde normalmente estamos nos divertindo tomando gostosos banhos em lugares como cachoeiras, lagoas, etc podem achar que Belo Jardim tem água em abundância e que pode gastar água a vontade, no entanto isso é uma mera ilusão. A situação dos reservatórios que abastecem a nossa cidade e mais outras seis que fazem parte do Sistema Bitury é no mínimo preocupante porque as chuvas que caíram não foram suficientes juntar um volume suficiente para garantir água para todos por muito tempo, por isso é necessário cada vez mais economizarmos água. Faça a sua parte, economize água hoje porque ela pode lhe faltar amanhã. Toda manhã ao acordar reflita sobre esta frase e tome uma atitude.

Por: Geovane Bezerra

4 comentários:

  1. 4º pedal da Independêcia, foi show! um pedal cheio de aventura e muita adrenalina em meio a subidas e descidas e sem contar a acolhida dada pelo vereador Claudemir, bom demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de setembro de 2015 às 20:16

      Obrigada cunhada pelo comentário, e em relação ao pedal mais uma vez apenas você representou de maneira brilhante as mulheres do nosso grupo. É por isso que cada vez mais você é a nossa Ciclista Nº 1.

      Excluir
  2. Bernardo Campos - São Caetano PE12 de setembro de 2015 às 09:15

    Pessoal vocês sabem mesmo se divertir com estas magrelas. Vale a pena ver vocês em ação, parabéns e continuem assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJPE26 de setembro de 2015 às 20:20

      Obrigado Bernardo, quando quiser ou puder, apareça aqui em Belo Jardim para dar uma pedalada conosco. Comente sempre.

      Excluir