quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CICLOTURISMO - COMO SE PREPARAR PARA PERCORRER LONGAS DISTÂNCIAS

Mariana Fabrício Diário de Pernambuco

O empresário Anderson Lopes está se preparando para pedalar até a Bahia. Foto: Blenda Souto Maior/ DP/ D.A Press

No início do mês de férias muitas pessoas se preparam para viajar. E uma alternativa para os adeptos da bike é o cicloturismo. Percorrer muitos quilômetros pedalando pode parecer uma aventura, mas há quem pegue a estrada a cada quinze dias. E para garantir o conforto e a segurança, o ciclista não pode abrir mão dos cuidados específicos que esse tipo de viagem exige.

O empresário Anderson Lopes, 30 anos, se prepara para seu próximo destino, a Bahia. Isso demanda uma organização maior, já que serão percorridos 600 km pelo litoral nordestino. Ele conta que serão mais de dez dias na estrada. “Costumo fazer viagens mais curtas, de 100 a 200 km, geralmente a cada 15 dias, e que duram um fim de semana. Já para esta viagem, que será mais longa, tenho pesquisado bastante, converso sempre com outros adeptos do cicloturismo e leio vários blogs. Também estou pesquisando as pousadas que devo ficar durante a viagem e quanto tempo vou passar em cada praia”, diz.

Além de se preocupar com o roteiro, Anderson procura preparar seu corpo, o que é essencial para percorrer longos percursos. “Estou sempre em movimento. A musculação e os treinos funcionais têm me ajudado. É importante fortalecer os músculos que serão mais exigidos. Além disso, protejo bem a pele com camisas, bonés e filtro solar. Ainda é indicado fazer aquecimento no início e alongamento no fim da pedalada e nunca esquecer a hidratação. Durante a viagem é necessário ficar atento aos sinais de cansaço e até parar antes de agravar o desgaste para não ficar pelo caminho”, aconselha.

Uma dica que o empresário deixa para quem pretende se aventurar é praticar o Bike Fit, técnica para ajustar a bicicleta ao corpo que tem o objetivo de melhorar a performance e aumentar o aproveitamento do ciclista. “É muito importante para minimizar o risco de lesões e dores durante a viagem, além de melhorar o desempenho em cima da bicicleta. Hoje me sinto mais confortável na minha”, garante.

















Viagens de longas distância devem ser bem planejadas, incluindo períodos de descanso. Foto: Blenda Souto Maior/ DP/ D.A Press
Riscos - Por se tratar de longos percursos, alguns riscos estão envolvidos no cicloturismo. Mas as quedas, os acidentes e até mesmo assaltos podem ser evitados com uma boa preparação. “É muito importante ter conhecimento sobre o seu corpo, saber sua resistência, para não ficar na rua e terminar a viagem antes do previsto. Evitar excesso de velocidade, optar por vias alternativas com acostamento, sinalizar, tanto para pedestres, como para ciclistas, e dar notícias, seja por fotos em redes sociais ou postagens em blogs são algumas recomendações”, enumera Anderson Lopes.

Na bagagem, o ideal é reduzir o máximo de peso possível e priorizar objetos de higiene pessoal. Material de primeiros socorros, ferramentas, alimentação e água também são importantes. Levar os pertences em mochilas não é muito indicado, pois pode afetar a coluna e prejudicar o equilíbrio. O uso do alforje, bolsa que fica sobre o bagageiro, é mais apropriado. Outros acessórios que podem ajudar são a bolsa de guidom e selim.

Quanto à bike, existem aquelas que são específicas para a modalidade, mas independentemente do tipo, fazer revisão antes de pegar a estrada é indispensável para garantir a segurança e evitar problemas durante a viagem. “Antônio Olinto, o cicloturista que deu a volta ao mundo, fala que a melhor bicicleta para cicloturismo pode ser aquela que você tem em casa e o importante é se adaptar a situação sem correr riscos. Mas mesmo que a bicicleta tenha acabado de sair da loja, é importante passar pela mão de um profissional de confiança. Não fazer a revisão, além de arriscar a viagem, você arrisca a própria vida”, afirma o empresário.

CONVITE
Atenção garotas, hoje a noite acontecerá mais um passeio noturno pelas ruas, praças e avenidas de Belo Jardim e vocês estão todas convidadas assim como todos os nossos ciclistas das equipes masculina e infanto juvenil. Você que não faz parte do grupo mas gosta de pedalar é sempre bem vindo, só pedimos que fique atento as orientações e siga as determinações dos nossos guias. Só lembrando que ninguém é obrigado a fazer todo o percurso. cada um deve conhecer os seus limites e não fazer algum trecho ou mesmo parar antes do término do percurso total. O importante é a diversão.

Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 19h00m
Saída: 19h30m (Pontualmente)
Distância a ser percorrida: 22 Km 

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

MOMENTO DE REFLEXÃO

SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS
A cada dia cresce no mundo inteiro o uso da bicicleta como meio de transporte, isso porque o problema de mobilidade, principalmente nas grandes metrópoles só aumenta e a bicicleta se apresenta cada vez mais como um ótimo meio de transporte porque além do baixo custo garante um deslocamento mais rápido e é ecologicamente correta, só que se faz necessário haver um respeito mútuo entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para que todos saiam ganhando. Os ciclistas não estão querendo tomar o espaço de ninguém, já que a via é de todos e nem tão pouco tem os motoristas de um modo geral como inimigos e do mesmo modo a maioria dos motoristas não veem nos ciclistas um problemas, o que é realmente necessário para se ter Paz no Trânsito é simplesmente cada um respeitar os direitos do outro. Caro ciclista faça a sua parte, procure sempre andar pelo lado correto da via, respeite a sinalização de trânsito, respeite seus colegas ciclistas e também todos os demais usuários das vias, incluindo ai os pedestres e assim você estará fazendo a sua parte e contribuindo positivamente para a melhoria da mobilidade urbana no nosso país.

A sua opinião sobre as nossas postagens, sobre este blog e sobre o nosso grupo de um modo geral é muito importante para mim e para o grupo como um todo, por isso agradeço a todos que postarem aqui seus comentários e agradeço a cada um que nos prestigia com o seu acesso, só peço a todos que não postem comentários maliciosos, ofensivos ou de caráter politico, racista ou que denigram a imagem de terceiros, pois os mesmos serão devidamente excluídos.

Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Postagem muito boa. Parabéns aos editores e também a este blog pela postulação da mesma..

    ResponderExcluir