segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

TRILHA DO MEMORIAL 12/01/14

Mais uma trilha realizada com sucesso neste ótimo início de ano para o nosso grupo. Ontem foi realizada mais uma trilha dominical tendo como destino o Memorial de Frei Damião situado no Distrito de Água Fria aqui em Belo Jardim. Este memorial incluiu o nosso município na rota das missões e é um dos nossos pontos turístico. É um lugar muito bonito e que vale a pena ser visitado.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 06h30min
Saída: 07h00min
Equipe Masculina: Geovane - Amaro - Guilherme - Jurandir -  George - João Carlos - Lucas e Wellerson
Equipe Feminina: Elaine - Vanda e Tatiana
Total: 12 Ciclistas
Convidado: Mateus
Guia: Geovane
Distância Percorrida: 33 Km

FATOS E FOTOS NA CONCENTRAÇÃO
O domingo amanheceu graças a Deus com chuva e devido a este fato quase que a trilha era cancelada, já que por volta das 05h30m da manhã a chuva estava forte, mas aos poucos a mesma diminuiu e acabou cessando, sendo assim optamos por realizar a trilha mas com uma pequena modificação no horário. Simultaneamente a esta trilha foi realizada uma outra trilha que teve como destino o município de São Caetano. Participaram desta trilha os ciclistas; Bodocó, Arielson e Juracy.
Travessa Deputado José Mendonça Bezerra - Centro.

FATOS E FOTOS DA IDA
O trajeto pela zona urbana foi relativamente curto passando pelos bairros do Centro e Santo Antônio, depois atravessamos a rodovia BR 232 e seguimos pelo Alto Limpo.
Margens da Rodovia BR 232 no Alto Limpo.

Logo após o término da área pavimentada iniciamos o trajeto pelo estradão do Alto Limpo que segue até as margens da Rodovia PE 180. Pedalamos por alguns metros e pela rodovia e depois retomamos o pedal novamente por estradas de terra, desta vez seguimos ao lado da Ponte do Rio Ipojuca que serve de divisa entre o município de Belo Jardim e o de São Bento do Una.
Estradão/Sítio Alto Limpo.

Rodovia PE 180, sentido São Bento do Una.

Neste ponto onde nos encontramos nas fotos abaixo, se seguirmos a esquerda chega-se ao Santuário de Nossa Senhora das Cabeças que é um ponto turístico do nosso município que poucas pessoas conhecem e que necessita ser preservado e mais divulgado. Nós seguimos a direita na direção do Distrito de Água fria.

Fotos no Sítio Rodrigues.

Chegando em Água Fria paramos por alguns instantes no Bar do meu xará Geovane, lá reabastecemos os reservatórios de água e descansamos um pouco antes de prosseguir rumo ao Povoado de Santa Luzia onde está localizado o Memorial de Frei Damião. Apenas 2,5 Km  nos separara do nosso destino.

Estradão de/Santa Luzia com Barragem de Água Fria ao fundo. Sentido memorial.

CHEGANDO AO NOSSO DESTINO
Chegamos em Santa Luzia ainda cedo da manhã e então antes de iniciarmos a visita ao memorial tratamos logo de passar no Bar e Restaurante do Sr. Severino e deixar mesas e comida reservadas para a hora do rango, depois seguimos finalmente para o memorial onde tiramos muitas fotos e onde podemos desfrutar mais uma vez de toda a beleza tanto do lugar como da vista panorâmica dos arredores. Se você não conhece este lingo lugar faça isso o quanto antes, pois vale muito a pena. O memorial tem uma boa estrutura física para receber os turistas, contando inclusive com sanitários e áreas para acampamento e refeitório coletivo e o melhor de tudo isso é que a visitação é de graça. O lugar também é bastante limpo e bem conservado. A primeira providência a ser tomada ao chegarmos foi assinar o livro de visitas o que é de muito importante pois mostra a Diocese que o local é bem visitado e desta forma também ajudamos a manter e a preservar este lugar.
Memorial de Frei Damião/Povoado de santa Luzia- Distrito de Água Fria em Belo Jardim PE.

Analisando bem este mural descobrimos uma forte semelhança entre o cidadão devidamente representado ao fundo e o nosso ciclista Guilherme o "Pitoquinha" o que fiz questão de registrar para que vocês mesmos fizessem a sua análise. O cara está podendo.

HORA DO RANGO
Finalmente chegou a tão esperada hora do rango onde fomos nos deliciar regados a muito xerém com galinha de capoeira, feijão de corda, arroz, cuscuz, sarapatel, carne de porco assadinha, salada e refrigerante. Sempre que passamos por aqui com tempo paramos para comer neste pequeno restaurante pois é um lugar simples mas com uma boa higiene, um bom atendimento, uma comida muito gostosa, um bom atendimento e o melhor, um precinho camarada. Nós recomendamos a todos. Olha normalmente não costumamos nos exceder na comida mas aqui costumamos quebrar o protocolo.

A VOLTA
Depois de devidamente recheados iniciamos a segunda parte da trilha, ou seja, a volta para casa. Depois de termos reabastecidos os nossos reservatórios de água iniciamos o pedal com uma preguiça daquelas. inicialmente iríamos voltar  pelo estradão de Água Fria mas devido ao grande movimento de carros e motos e também pelo mormaço que se fazia optamos por voltar pelos sítios Bola I e II o que aumentou um pouco o trajeto mas que em contra partida nos permitiu pedalar por estradas mais calmas e com boa ventilação.
Estradão de Santa Luzia, sentido Água Fria.

Pracinha em Água Fria, próximo ao cemitério.

Seguindo rumo aos Sítios Bola I e II.

Estradão de Água Fria, seguindo no sentido da BR 232.

Quando estávamos seguindo pelo estradão de Água Fria já bem próximos da BR 232, aconteceu um fato hilário mas que poderia ter terminado mal se tivesse acontecido com uma  pessoa de cabeça quente ou com alguma criança ou algum idoso. O fato foi que algum funcionário de um chácara situada as margens da estrada jogou uma pá recheada de fezes de cães por sobre o muro na direção da estrada e estas fezes caíram bem no ombro do nosso ciclista Guilherme. O mesmo ficou todo sujo pois as fezes atingiram também o seu rosto e escorreram pelo seu corpo. Tudo bem que curtimos bastante com o Guilherme e que o proprietário da chácara ao ficar sabendo do ocorrido prestou a devida assistência ao nosso ciclista o levando a casa e oferecendo-lhe um banho, mas o que deve ficar de lição neste fato lamentável é que primeiro; a estrada não é o lugar ideal para se jogar as fezes dos cães e segundo não se deve jogar nada por sobre os muros, principalmente na direção da estrada sem antes verificar se está passando alguém ou algum veículo. Imaginem se ao invés do nosso ciclista estas fezes tivessem caído dentro de algum carro de luxo. Bem no final das contas o bom censo prevaleceu e acabamos por dar muitas risadas do acontecimento. Eta Guilherme de sorte meu.

Povoado de Cavalo Morto.

Bairro de Santo Antônio.

ENCERRAMENTO
O encerramento oficial da trilha desta vez se deu no centro da cidade, mas precisamente na calçada da loja Eletro Shopping. Tirando o episódio ocorrido com o Guilherme tudo transcorreu na normalidade. Foi um ótimo pedal onde todos podemos nos divertir e curtir a natureza de forma saudável e ecologicamente correta.

DESTAQUES DA TRILHA
Como não poderia deixar de ser os destaques desta trilha foram as nossas três ciclistas representantes da Equipe Feminina que enfrentaram todo o calor e apesar do desgaste concluíram todo o percurso. A todas elas os meus parabéns em nome de todos os demais ciclistas participantes. Quero aqui destacar também a participação do garoto Mateus que fez quase todo o percurso sem camisa. O mesmo foi devidamente orientado sobre os riscos desta exposição direta aos Raios UV e da importância da aquisição e do uso dos equipamentos de segurança, principalmente o capacete e isto vale também para os demais ciclistas recém chegados ao grupo. Só lembrando que o Mateus participou na qualidade de convidado.
Tatiana - Elaine - Vanda.

Mateus.

CONVITE
Venha você também pedalar conosco pelas praças ruas e avenidas da nossa cidade. Saia da rotina praticando um esporte saudável e fazendo novas amizades. Você é o nosso convidado. Compareça e traga mais um com você.

Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 19h00m
Saída: 19h30m
Percurso Total: 22 Km

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

MOMENTO DE REFLEXÃO

ATÉ QUANDO?
Rua Marechal Deodoro - Centro.

Infelizmente a cada dia aumenta o número de cães e gatos abandonados em nosso município. Em quase todas as ruas de todos os bairros podemos encontrar animais maltratados e muitas vezes doentes, sofrendo e oferecendo riscos a toda a população e entra dia e sai dia e nada é feito para solucionar este problema de saúde pública. Uma cidade do porte de Belo Jardim já deveria ter um Centro de Zoonoses para onde estes animais (cães e gatos) seriam levados e após a devida avaliação de Médicos Veterinários seriam tratados e postos para doação ou em casos de estarem com alguma doença terminal e contagiosa que oferecesse risco a população seriam eliminados de acordo com o que determina a lei.  O que não  é admissível é vermos tantos animais jogados a própria sorte por todos os lados. Se você não tem capacidade de criar um animal, seja ele um cão, um gato ou qualquer outro, então não crie e fique desde já sabendo que, abandono de animais é crime e dá cadeia. Fica aqui um apelo a todos que criam animais domésticos e que não se conformam com esta situação. Em caso de ver alguém abandonando algum cão, gato ou outro animal, denuncie na Delegacia de Polícia através do telefone: (81) 3726-8925 ou ligue para o Disk Denúncia de Belo Jardim (81) 3726-1720. Vamos também cobrar  dos nossos representantes na Câmara Municipal a criação de um Projeto de Lei que crie aqui no nosso município um Centro de Zoonoses. É necessário também uma atenção quanto ao fato dos inúmeros cavalos que estão destruindo as nossas praças e atravessando as nossas rodovias, pondo em risco a vida de muitos cidadãos. Algo precisa ser feito com urgência.
Praça em Frente ao Supermercado Todo Dia - Centro.

1. Parabéns as garotas pela coragem de pedalar num sol destes e parabéns ao editor pela coragem de tocar num assunto que ninguém demonstra está dando a mínima que são os animais soltos em via publica e também maltratados. Conheci este blog a pouco tempo, mas estou cada dia mais gostando do que vejo e leio nele. Parabéns e se mantenham assim.

2. Antônio Carlos/Maria Cristina BJ14 de janeiro de 2014 às 06:59

Apesar de morar aqui já a uns dois anos nunca tinha ido até este memorial, mas depois de ver estas fotos do lugar deixei a preguiça de lado e fui até lá com a minha família no domingo a tarde. Obrigado por me apresentarem este lindo lugar e parabéns a todos pela disposição de estar andando de bicicleta mundo a fora neste tempo de temperaturas tão altas.

3. Parabéns minhas amigas por terem coragem de estar na estrada pedalando com um sol tão quente e indo tão longe. Parabéns também aos demais ciclistas e ao responsável pela postagem pois ele tocou em um assunto muito sério que são estes pobres cães abandonados que tanto encontramos pelas ruas e que ninguém faz nada para mudar esta situação.Se eu tivesse onde colocar e como cuidar quem iria recolher estes pobres animais era eu, infelizmente não tenho condições para isto, mas alguém tem e alguém tem responsabilidade sobre esta situação. Pelo amor de Deus alguém faça algo.

4. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ14 de janeiro de 2014 às 16:20

Meus caros admiradores e admiradoras deste blog, devido ao corre corre diário por muitas vezes deixo de responder a algumas perguntas que surgem nos comentários e de agradecer a todos que comentam as postagens, por isso resolvi postar este comentário agradecendo a todos de um modo geral para não ser injusto com ninguém e também quero dizer que que dentro da medida do possível procurarei responder as perguntas que forem postadas aqui. A todos que prestigiam este blog e o meu trabalho o meu muito obrigado em nome de todos que fazem parte do Grupo de Ciclismo Amigos do Pedal da cidade de Belo Jardim - PE.