quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PEDAL NOTURNO/PASSEIO - 08/01/14

Ontem foi realizado com sucesso o nosso primeiro passeio noturno deste ano de 2014. Atendendo ao convite feito através deste blog, do Facebook e pessoalmente, vários ciclistas compareceram a abrilhantaram este primeiro passeio noturno do ano. Para a minha alegria se fizeram presentes ciclistas das equipes masculina, feminina e infantojuvenil. Foi gostoso ver a interação entre os ciclistas veteranos e os recém chegados, também participaram deste passeio alguns garotos que após o término se mostraram muito satisfeitos em participar e demonstraram claro interesse em se juntar ao grupo mais adiante. No final o grupo foi quem saiu ganhando pois, o objetivo destes passeios das quartas a noite é realmente divulgar o grupo e atrair mais ciclistas. Quero desde de já agradecer a cada um ciclistas que se fez presente seja ele homem, mulher, criança ou adolescente, seja ele novato ou veterano. Confiram abaixo um pouco de como se desenvolveu este belo passeio.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 19h00min
Saída: 20h00min
Equipe: Composta por 16 ciclistas
Guia: Geovane 
Percurso Total: 20 Km

FATOS E FOTOS NA CONSENTRAÇÃO
Devido a atrasos por parte de vários ciclistas e de alguns pequenos imprevistos acabamos por sair mais tarde do que o programado, o que já se tornou rotina neste primeiros pedais deste ano e que deve ser trabalhado para não mais voltar a acontecer, já que normalmente destinamos meia hora de concentração justamente para que problemas nas bikes sejam solucionados e para que todos recebam as devidas instruções e se preparem para sair. 


Equipe Feminina
Vanda - Cida - Yelma - Elaine

FATOS E FOTOS NO DECORRER DO PERCURSO
Uma vez que tínhamos vários garotos que estavam participando pela primeira vez e portanto não tinham a devida resistência física para fazer o percurso tradicional foram feitas algumas alterações durante o trajeto, diminuindo o grau de dificuldade e a distância final do passeio, desta forma procurou-se preservar também o condicionamento físico das nossas ciclistas pois, apenas a Elaine  está em plena forma física, a Vanda apesar de sempre estar pedalando ainda necessita melhorar o seu desempenho final e as ciclistas Yelma e Cida se encontravam a vários meses ausentes do pedal, a Cida por problemas em um dos joelhos (que ainda não foi devidamente solucionado) e a Yelma por motivo de trabalho e outros de força maior. 











Quando nos encontrávamos nas proximidades da Rua Boaventura Joaquim de Moura um dos garotos que estava participando pela primeira vez do passeio o Patriota sofreu um tombo devido a ter perdido o controle de sua bike. Ele sofreu algumas escoriações no joelho esquerdo sem maior gravidade. O mesmo recebeu toda a devida assistência onde teve o ferimento limpo e devidamente tratado, depois de uma rápida avaliação foi constatado que o mesmo poderia prosseguir no passeio sem problemas e assim ele o fez demonstrando muita força de vontade. Após o devido atendimento ao Patriota retomamos o nosso passeio.










 





Quando já estávamos próximos de terminar o percurso, mas precisamente nas proximidades do Supermercado Todo Dia, mais uma vez o garoto Patriota veio a sofrer outro tombo, desta vez um pouco mais forte. Novamente o mesmo recebeu os devidos cuidados e depois de ser outra vez observado achamos por bem que o ele terminasse o restante do trajeto a pé para não forçar mais o joelho, já que foi o mesmo joelho que ele voltou a machucar. Apesar do susto o mesmo encontrava-se bem, apenas sentindo um pouco de dor no joelho devido ao tombo, mas nada sério. Como eu (Geovane) vinha logo atrás do mesmo achei o modo que ele caiu muito estranho e resolvi dar uma observada na sua bicicleta para ver se encontrava algo de errado e de fato encontrei, o guidão do mesma estava folgado e poderia ter  ocasionado um incidente bem mais sério o que por sorte não aconteceu. Antes de prosseguir no passeio dei um bom aperto no guidão de sua bicicleta e o alertei para que de vez em quando procure fazer uma vistoria em sua bike, principalmente se for participar de algum passeio ou outra atividade em grupo. 





ENCERRAMENTO
Depois deste segundo tombo que o Patriota sofreu resolvemos antecipar o encerramento do passeio, entáo o grupo se dispersou tomando cada um os seus rumos. Eu resolvi ir a pé acompanhando o kaio e o seu amigo até próximo da sua casa já que passavam das 22 horas e também para o observar e se necessário o levar até o hospital o que felizmente não foi necessário. Durante esta parte do trajeto procurei orientar aos garotos quanto a importância do uso dos equipamentos de segurança e de como pedalar de maneira mais segura, também procurei esclarecer a todos que tombos fazem parte do dia a dia de quem pedala, principalmente para quem pratica o Mountain Bike como é o caso da maioria dos nossos ciclistas mas que as vezes acontecem tombos também em passeios e que isto não é privilégio apenas dos novatos pois, até os ciclistas mais experientes podem sofrer algum tombo mas que devido a experiência adquirida as consequências são bem mais leves. Espero sinceramente que nenhum deles desanime e que os pais dos mesmos não os proíbam de participar destes passeios pois eles se mostraram bem interessados e estando praticando o ciclismo junto conosco estão longe das drogas e cuidando da saúde física e mental.


CONVITE
Mais uma vez você é o nosso convidado para mais uma trilha noturna dos Amigos do Pedal, gostaria aqui de lembrar que este não é um pedal indicado para ciclistas iniciantes devido a pouca experiência mas que é um pedal gostoso de ser feito e que a porta de entrada deve ser os passeios noturnos das quartas, assim se adquire aos poucos técnicas que servirão de base para serem utilizadas nas trilhas. Conto mais uma vez com todos os interessados. Ponto de Encontro: D.R. Bike - Concentração: 19h00min - Saída: 19h30m in (Pontualmente).



ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK


MOMENTO DE REFLEXÃO

ALERTA
As autoridades que atuam no campo da meteorologia alertam para as altas emissões de Raios UV devido as altas temperaturas. Eles alertam que mesmo na sombra estamos expostos e devemos nos cuidar sempre, por isso fazer uso diário de protetor solar imprescindível.  Devido as altas temperaturas e a baixa umidade do ar é desaconselhável a prática de atividades físicas no período das 10h00 as 16h00. Nós que somos adeptos do Mountain Bike devemos procurar diminuir a distância e o grau de dificuldade dos nossos pedais além de procurar opções de caminhos com árvores e opções de banho sempre que possível. Cuide-se.

Por: Geovane Bezerra

2 comentários:

  1. Eu sou kaio quem caiu foi Patriota! Mas chama de Patis que é como ele é mais conhecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovane Bezerra - Amigos do Pedal BJ11 de janeiro de 2014 às 10:17

      Valeu pela correção Kaio e obrigado pelo acesso. E ai como vai o Patriota? Tudo bem com ele?

      Excluir