sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DICAS PARA INICIANTES NO MOUNTAIN BIKE

Trata-se do ciclismo realizado em trilhas com os mais variados tipos de terrenos. Trajetos de pura adrenalina, realizados com bicicletas especiais que permitem passar por quase qualquer tipo de obstáculo e aguentam todos os trancos possíveis.
Detalhe: se você já andou de bicicleta não pense que está apto a praticar o mountain bike nas trilhas mais duras. Isso é um erro fatal!
Como toda prática esportiva, é importante que se tenha noção da modalidade e um pouco de prática e isso só se adquiriu conhecendo o esporte e praticando, porém sempre com bastante precaução.
Dicas de segurança: Para a prática consciente e com segurança do mountain bike, é importante que a pessoa realize antes de qualquer coisa um exame de saúde, pois nesta modalidade o preparo físico é muito requisitado.
Existem alguns itens que são obrigatórios para a prática da modalidade e que têm tudo a ver com a segurança. Por isso não se deve pensar de forma equivocada que basta ter a “magrela” certa para sair praticando o mountain bike.
 
Alguns acessórios devem fazer parte da bagagem do amante da prática. Além da bicicleta apropriada, é necessário que o atleta possua pelo menos os equipamentos básicos de segurança como luva e capacete. Dependendo do tipo de prática é também aconselhável joelheira e cotoveleira.
 
No nosso grupo praticamos também o mountain bike noturno e neste caso faz-se necessário além de uma boa experiência equipamentos de sinalização noturna como farol e sinaleiras, nos passeios noturnos em perímetro urbano também é aconselhável o uso de colete refletivo tornando o ciclista o mais visível possível no trânsito, principalmente nas cidades grandes.
Para não ficar na mão é necessária à aquisição de um quite de apoio contendo, bomba, cola, remendos e uma câmara de ar além de algumas ferramentas. Como ninguém está livre de um tombo também é aconselhável à aquisição de um quite de primeiros socorros, não menos importante é não se esquecer de se hidratar bem durante  a prática do mountain bike e para isso existem várias opções de recipientes que vão da simples garrafa plástica até as garrafinhas térmicas e as mochilas de hidratação. Por fim deve ser dada uma atenção especial ao vestuário, o ideal é que você compre e use sempre roupas apropriadas pois as mesmas são feitas de um tipo de tecido que protege o ciclista dos Raios UV e também no caso das bermudas ou das calças são munidas de acolchoado que proporciona um conforto muito grande.
Bolsa de quadro ou de selim, bomba e remendos para pneus e chave multiuso podem facilitar a vida do praticante.
 
NOTA SOBRE O PASSEIO NOTURNO DE ONTEM DIA 15/01/14
Ontem aconteceu mais um pedal noturno dos Amigos do Pedal contando com um bom número de participantes. Como nem eu (Geovane) e nem o Amaro participamos por motivo de ordem pessoal, ninguém registrou com fotos o passeio, mas fiquei sabendo na D.R. Bike que o mesmo transcorreu sem nenhum imprevisto. Tivemos neste passeio a volta do casal Arruda e Elizangela, voltando de férias e também a participação da nossa ciclista Eliana Guiller, ela que é vocalista da Banda Ferro e Fogo. 
 
CONVITE

Hoje a noite tem mais uma trilha noturna dos Amigos do Pedal e gostaríamos de contar com você neste pedal. Venha descobris a emoção de pedalar a noite pela zona rural do nosso município, mas atenção, pedalar a noite pela zona rural exige uma certa experiência por parte do ciclista e portanto não recomendamos este tipo de pedal para ciclistas iniciantes ou sem experiência.

Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 19h00m
Saída: 19h30m 

 

CONVITE
Venha participar desta gostosa trilha entre os municípios de Belo Jardim e São Bento do Uma. está é uma ótima oportunidade para quem ainda não participou de uma trilha intermunicipal. Venha e traga mais um, você é o nosso convidado.
 
Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 06h00m
Saída: 06h30m
 

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK


MOMENTO DE REFLEXÃO
 
 
RECORDAR É VIVER
Quem teve o prazer de ir buscar este carro lá no Planalto e de levar o mesmo até as margens da BR 232 logo após o último dia da Feste de Redenção sabe que por maior que esta festa tenha se tornado e por mais que os nossos administradores tragam atrações de nível nacional, nunca mais ela será a mesma. Nos tempos gloriosos o Carro da Pitú ou simplesmente o Carro de Otoni era quem comandava a festa e vinham pessoas de todos os lugares do país e até do estrangeiro para prestigiar a festa que hoje até de nome mudou, passando a se chamar Festa das Marocas. Para quem não sabe o nome da festa foi dado em homenagem a novela Redenção e as marocas eram personagens desta novela que foram incorporadas ao folclore local. Até hoje o mito das marocas resiste as mudanças, mas a tradição do Carro da Pitu ficou sepultada nos nossos corações.
 
Por: Geovane Bezerra

Um comentário:

  1. Mariana Souza - São Bento o Una23 de janeiro de 2014 às 09:21

    Vendo esta foto me lembro dos tempos em que aqui existia uma festa chamada Festa de Redenção, na qual vinham pessoas de todos os estados brasileiros e até do estrangeiro, mas hoje a festa mudou de nome, de local e já não atrai mais ninguém. Valeu pela bela lembrança. Vocês são um exemplo de determinação, continuem assim. Obrigado pela visita ao meu município e também por sempre estar valorizando o nosso interior.

    ResponderExcluir