segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

TRILHA SÃO BENTO DO UNA 19/01/14

Ontem mais uma vez os ciclistas dos Amigos do Pedal estiveram em campo participando de mais uma gostosa trilha, tendo como destino o município vizinho de São Bento do Una - PE. Foi uma trilha totalmente atípica onde aconteceu um pouco de tudo como vocês poderão conferir na postagem abaixo.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Ponto de Encontro: Prefeitura
Concentração: 06h00min
Saída: 06h50min
Equipe: Geovane - Amaro - Jurandir - Juracy - Arielson - Bodocó - André - Anderson - Emerson - Luciano - George - Gaudi - Wilker e Elaine como única representante da equipe feminina. = 14 Ciclistas
Guia: Geovane
Percurso: 70 Km

FATOS E FOTOS DO PERCURSO
O ponto de encontro e de concentração estava marcado para ser na frente da D.R. Bike como de costume mas optamos por substituir pelo prédio da prefeitura que fica bem próximo e que dispõe de banco onde todos podemos nos sentar. Quero aqui esclarecer desde já que devido a um problema na máquina digital as fotos saíram com a qualidade comprometida.
Avenida Deputado José Mendonça Bezerra - Centro.
Ponto de Encontro e Concentração.

Saída.

Rua Diário de Pernambuco - Edson Mororó Moura.

Rua Etelvina Cordeiro Mergulhão - Edson Mororó Moura.

Loja do nosso amigo e ciclista Amaro Neto.

Rua da Floresta - Floresta.

2º Acesso ao Município - Floresta.

Bairro de Frei Damião.

Bairro da Bela Vista.

PERCURSO PELA ZONA RURAL
Inicialmente esta programado seguirmos pelo Sítio Alto Limpo (ao lado do Hotel e Churrascaria Asa Branca) mas devido ao atraso optamos por seguir  pela Fazenda do Ouro o que diminuiria as dificuldades do trajeto e compensaria o tempo perdido, mas infelizmente tudo deu errado. O fato é que ali existe um assentamento dos Sem Terra e os mesmos resolveram interditar a estrada que corta este assentamento e que liga a Fazenda do Ouro a Ponte que divide os municípios de Belo jardim e São Bento do Una, desta forma para não ter de voltar optamos por seguir pelas margens secas do Rio Ipojuca, o que não foi um bom negócio. Por uma parte este fato proporcionou uma boa aventura, já que tivemos de escalar pedras e vencer vários outros obstáculos, mas por outro lado parte da equipe foi atacada por abelhas o que poderia ter terminado em tragédia se algum dos ciclistas atacadados fossem alérgicos, mas graças a Deus tudo não passou de um susto e rendeu boas gargalhadas por parte dos demais.  O ciclistas que sofreram ferroadas foram eu (Geovane) a Elaine e o Jurandir, sendo que este último foi quem tomou mais ferroadas e também veio a sofrer escoriações em uma das pernas devido a uma queda sofrida quando corria tentando se livrar das abelhas. Depois deste fato voltamos para a estrada principal onde tivemos de enfrentar várias cercas que impediam a passagem de qualquer pessoa e muitos galhos de espinhos que foram ali colocados de propósito pelos Sem Terra e o que seria um trajeto de agilizaria a trilha acabou por se tornar um grande ponto de atraso.
Margens do Rio Ipojuca - Próximo a Fazenda do Ouro.

A hora do ataque das abelhas e o socorro aos ciclistas.

Já na estrada, última cerca a ser vencida.

Estradão próximo ao Santuário de Nossa Senhora das cabeças.

PARADA NO DISTRITO DE ÁGUA FRIA/BELO JARDIM - PE
Ao chegarmos em Água Fria paramos para trocar a câmara de ar da bicicleta da Elaine que furou quando estávamos chegando, aproveitamos para reabastecer os nossos reservatórios de água e depois seguimos rumo ao Povoado de Santa Luzia localizado a 2,5Km adiante e de lá passaríamos por Volta do Rio e poucos quilômetros adiante já entraríamos em terras do município de São Bento do Una.

Mais uma troca de câmara de ar na bike da Elaine devido a outro furo, desta feita no estradão de Santa Luzia.

Rodovia PE180, sentido São Bento do Una, pouco depois do Deo Clube Piscina.

FATOS E FOTOS EM SÃO BENTO DO UNA
Finalmente após vários contra tempos e com quase uma hora de atraso chegamos em São Bento do Una. Tínhamos programado chegar no máximo as 09h00m, mas devido a todos os acontecimentos do trajeto só chegamos as 09h54m. Adentramos a cidade pelo 1º acesso e logo em seguida nos dirigimos a um pequeno restaurante localizado em uma rua próxima ao Terminal Rodoviário onde paramos para recuperar as energias e também para "forrar a barriga". Enquanto o terminal rodoviário de Belo Jardim encontra-se em ruínas e no maior abandono por parte dos nossos governantes, sejam eles municipal, estadual ou federal o de São Bento do Una está com a sua reforma quase concluída e está ficando muito bonito, mesmo o movimento de ônibus sendo bem menor do que os que circulam pela nossa rodoviária. Isto é uma vergonha para o nosso município mas principalmente para os nossos políticos. Não tirei fotos do terminal rodoviário de São Bento por descuido, mas numa próxima trilha farei questão de registrar com várias fotos. Quero aqui parabenizar os nossos amigos ciclistas desta bela e acolhedora cidade e dizer que foi uma pena não termos cruzado com nenhum de vocês nesta trilha, mas haverão outras.
1º Acesso ao Município.

Praça por trás da prefeitura.

Prefeitura de São Bento do Una - PE.

Hora do rango.

A VOLTA
Iniciamos a volta fazendo um curto tour pelo município. A esta altura alguns dos nossos ciclistas já haviam voltado por motivo de compromissos. Pouco depois de darmos início a volta paramos num posto de gasolina localizado as margens da Rodovia PE180 para reabastecer os nossos reservatórios de água e para nos refrescarmos pois a temperatura estava bem alta, já que saímos de São Bento as 11h20m.

Rodovia PE180 - Sítio Batinga/Belo Jardim - PE.

Trevo de Acesso a São Bento do Una.

Rodovia BR 232/Alto Limpo.

Avenida Oscar Pereira - Santo Antônio.

ENCERRAMENTO
encerramos este ótimo pedal no mesmo lugar onde iniciamos, ou seja, na frente da Prefeitura de Belo Jardim. Apesar dois imprevistos chegamos todos bem e satisfeitos.

COMUNICADO
Comunico a todos os nossos ciclistas que devido a um fato negativo que vem se repetindo desde os últimos pedais do final do ano de 2013 que é o atraso na saída. Como todos sabem quando disponibilizamos os convites no blog e no grupo lá no face, sempre colocamos os horário de concentração e de saída, lembrando que este período de concentração serve para traçarmos alguma mudança no trajeto, para revisar as bikes e principalmente para a espera dos ciclistas que integrarão a equipe. este período de espera sempre é de 30 minutos o que  é mais do que suficiente para todos chegarem e a partir do momento que extrapolamos este tempo a espera de ciclistas atrasados estamos sendo injustos com aqueles que acordaram bem cedo e que já se encontravam no local no horário correto. Tendo em vista esta situação fica aqui comunicado a todos os nossos ciclistas e a quem mais se interesse em participar dos nossos pedais que já a partir do próximo pedal, que será o nosso tradicional passeio noturno das quartas-feiras iremos sair pontualmente no horário pré determinado, o ciclistas ou ciclistas que chegarem depois tem a livre escolha de tentar acompanhar os que já saíram ou de voltarem para casa. Quando se tratando de trilhas passaremos a disponibilizar parte do trecho  a ser percorrido para que aqueles ciclistas que chegarem depois da saída e desejarem alcançar os demais possam se orientar. Espero contar com a compreensão de todos e desde já peço desculpas se por ventura estiver magoando alguém pois, o intuito não é este e sim procurar proporcionar o melhor para o grupo como um todo. Como nada ano grupo é imposto espero contar com a colaboração de cada um. Qualquer dúvida ou reclamação favor entrar em contato comigo (81) 9409-78600 ou deixar algum comentário aqui no blog ou no nosso grupo lá no face.
Geovane Bezerra

CONVITE
Venha desfrutar  do prazer de passear a noite pelas praças, ruas e avenidas da nossa cidade em boa companhia, num clima de muita descontração e praticando um esporte saudável e ecologicamente correto. Você é o nosso convidado. Venha e traga mais um, mas vamos atentar para o horário.

Ponto de Encontro: D.R. Bike
Concentração: 19h00m
Saída: 19h30m (pontualmente)
Percurso: 22Km

ACOMPANHE NOSSAS AVENTURAS TAMBÉM PELO FACEBOOK

MOMENTO DE REFLEXÃO

FIQUE POR DENTRO

3 º PEDALA PE 2014

No próximo dia 26 de janeiro, a Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco está novamente promovendo o passeio ciclístico Pedala PE, saindo do Quartel da Polícia Militar às 8h30.  Vai ser um belo domingo, rodando 13,5 km pela cidade, uma festa animada por Marrom Brasileiro. Trio elétrico, frevioca, ônibus, caminhão, 100 ciclistas-guias, Bptran e CTTU fazem apoio para total conforto e tranquilidade do público participante. Você pode se inscrever trocando dois quilos de alimento não perecível pela camisa alusiva ao evento e concorrer ao sorteio de seis magrelas Zumi, única fábrica pernambucana de bicicleta. As inscrições começam no dia 20 e vão até o dia 25, das 8h às 18h, no Quartel do Derby. Também no dia 26, durante a concentração, antes do início do passeio. Mas não deixe pra última hora.

A concentração dos guias convidados para apoio ao 3º Pedala PE começa às 7h. O público deve chegar a partir das 8h. O passeio está marcado para sair pontualmente às 8h30. A parada pra descanso vai ser na Praça da República, onde o Plano Diretor Cicloviário vai ser entregue aos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana. Além disso, segundo Rosaly Almeida, da Secretaria das Cidades, será anunciada uma série de ações para melhoria da mobilidade urbana. Nesta ocasião, clame pela sua sorte - rsrsrs - é hora do sorteio.Você sabia que 58% dos trabalhadores da RM utilizam a bicicleta como meio de transporte e lazer?

Se você estiver na Capital Pernambucana participe, se não estiver divulgue este evento e contribua para o sucesso do mesmo.